terça-feira, 30 de novembro de 2010

Abra os olhos para esse verão!




O verão está chegando. Por isso, poder contar com um bom óculos de sol, com lentes que vão garantir mais conforto e proteção a seus olhos se faz necessário em qualquer época do ano, mas é nesta estação que muitas pessoas por falta de informação acabam também aderindo a óculos de procedência duvidosa. Oftalmologistas alertam que, usar óculos de sol de baixa qualidade, é pior do que expor os olhos ao sol sem proteção alguma. As lentes escurecidas fazem com que a pupila se dilate, em vez de se encolher diante da claridade, o que aumenta a penetração dos raios solares. A longo prazo, a radiação aumenta o risco de catarata e degeneração macular.

Essa também é a opinião de Flávio Pires, proprietário da Óticas Farol. Segundo ele, as pessoas de um modo geral estão mais conscientes em relação aos danos causados na vista devido ao uso dos óculos escuros de procedência duvidosa. “Com o passar dos anos, os efeitos do sol têm ficado mais latentes, afetando, inclusive, a região dos olhos. As mudanças climáticas têm sido abordadas cada vez mais pela mídia. Logo, essa conscientização tem influído na escolha dos óculos, que filtra a passagem da emissão dos raios UVA e UVB”, explica Flavio, ressaltando que prevê um aumento de 30 a 40% nas vendas devido ao inicio do verão.

Além de garantir os olhos protegidos, os óculos escuros ainda se destacam pelo conforto visual e por apresentarem um selo de qualidade, que proporcionam uma maior segurança aos usuários, como explica Flávio. “São óculos de marcas considerados referência como, por exemplo, Arnette, Ray Ban e Mormaii. Tudo com 15% de desconto nas compras à vista ou em 6x nos cartões. Estamos também promovendo uma campanha ‘Compre um e ganhe outro’, onde o cliente que comprar um óculos de sol levará inteiramente de graça o outro. Vale a pena vim conferir!”, enfatiza.

Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco. Por isso, não arrisque. Lembre-se: os seus olhos merecem sempre o melhor!

Informações complementares podem ser obtidas através do telefone: (22) 2731-8879 ou (22) 2747-3054

Redação




Suas pernas prontas para o verão
Nos anos 1950, como lembram as pessoas de mais idade, um joelho feminino era capaz de enlouquecer qualquer homem. Poucos anos depois, a realidade já era outra e, por sua vez, as mulheres ficaram mais desinibidas. Por isso mesmo é que o cuidado com as pernas, sobretudo no verão, é fator preponderante não só para a saúde, mas também para a estética e, claro o bem estar, tão requisitado pelas mulheres. Para saber um pouco do assunto o Mania de Saúde entrevistou o médico Dr. Claudio Cola, que abordou os principais questionamentos sobre a escleroterapia de varizes.
Jornal Mania de Saúde: O que é a escleroterapia de varizes?

Dr. Claudio Cola: Consiste em injetar dentro das microvarizes substâncias que irão provocar um processo inflamatório dentro destas e, assim, promover o fechamento ou esclerose daquele vaso. Estas substâncias são chamadas esclerosantes e "irritam" o endotélio, camada mais interna do vaso sanguíneo, e com isso acaba levando a obliteração daquele vaso.

Jornal MS: Esse procedimento é indicado em que ou quais casos?

Dr. CC: Só tem indicação para microvarizes e algumas varizes médias, porém é fundamental que, antes de iniciar o tratamento, seja feita avaliação de como estão os vasos profundos, através de um exame chamado Ecodopler. Caso haja dilatação e refluxo sanguíneo também em vasos profundos, o tratamento de escolha é cirurgia e só depois então esclerosar as microvarizes.

Jornal MS: Com a proximidade do verão, esse procedimento é mais procurado, tendo em vista que nesta época do ano as pernas tornam-se mais amostra?

Dr. CC: Com certeza. Sempre que há alguma queixa associada à estética, a procura aumenta na proximidade do verão.

Jornal MS: Tanto homens quanto mulheres podem realizar a escleroterapia de varizes? Em quem é mais frequente?

Dr. CC: Sim, não há nenhuma contra-indicação relacionada ao sexo. No entanto, é um quadro muito mais comum nas mulheres devido a fatores hormonais, como o uso de anticoncepcionais orais que facilitam a instalação das varizes. Outro grave elemento complicador é o FUMO que também fragiliza tanto as veias como as artérias e está relacionado a graves alterações de circulação.

Redação

Meus dois assuntos

O humanismo e o respeito são fundamentais

Nada gratifica mais a vida de um comunicador que o reconhecimento do seu público à mensagem produzida.

A Edição Especial do Mania de Saúde nos dá a alegria de ver, no rosto de cada profissional que o recebe, o agradecimento pela homenagem à data que o distingue, além de vê-lo viajar em lembranças dos seus colegas, alguns envolvidos em matérias e depoimentos no jornal, muitas vezes da mesma turma de faculdade. Os breves comentários parecem refletir o script de um filme cujo enredo definiu, invariavelmente, especialização na profissão, hospital onde fez residência, cidade escolhida para iniciar vida profissional e, até, casamentos... A saudade foi expressada na frase mais ouvida nestes momentos, "Bons tempos!"

Esta acalorada recepção por médicos, dentistas e fisioterapeutas demonstra, mais uma vez, que a nossa intenção sempre foi divulgar os fatos, de forma ética, sustentados por uma mídia de comprovado retorno, ao contrário do que vemos de prática recorrente, que é a exploração da imagem de profissionais para auferir ganhos pecuniários.

De Cabo Frio às cidades do Noroeste Fluminense, passando por Campos dos Goytacazes, pudemos ratificar a preocupação humanística em torno da medicina contemporânea, salientada em minha coluna da Edição Especial, quando exaltei um brilhante texto em forma de alerta, "O que estamos fazendo com os nossos bagrinhos?", do médico Dr. José Roberto A. Ribeiro, e os pronunciamentos de outros colegas seus (ainda não havia recebido para publicação o texto do Dr. Cotrim Teves, ilustre ortopedista itaperunense, reforçando, de forma magistral, esta percepção).

Quase 70% dos médicos envolvidos em depoimentos, ao receberem a Edição, fizeram menção à necessidade de uma medicina mais humanizada e um respeito maior não só do governo, no âmbito da saúde pública, como do paciente, na relação premeditada de má fé, produzindo para o futuro a possibilidade de uma ação por erro de conduta médica. Para muitos destes, os tribunais já produziram justiça, transformando-os de pretensas vítimas a réus.

Tartufos, versão moderna dos fariseus

Não posso deixar de render homenagens à genialidade do texto que Fernando da Silveira produziu para a sua coluna desta edição do Mania de Saúde, intitulado: "A hora e a vez dos Tartufos?".

Nada demais para a grandeza intelectual do autor, porém de uma extraordinária relevância como crítica aos rumos que a política brasileira insiste em seguir, com a aderência de muito aventureiro sem nenhum lastro de trabalho nas bases ideológicas dos partidos políticos. No caso do Partido Verde, cuja luta pela preservação do meio ambiente já se consolidou nacional e internacionalmente, a tendência de aumentar o número de paraquedistas pousando no passado histórico de nomes notáveis, citados pelo Prof. Fernando da Silveira, é potencializado, segundo a minha dedução, pela fantástica performance, no primeiro turno da eleição presidencial, da senadora Marina Silva, esta sim, um nome de vanguarda da luta ambiental, reconhecida, admirada e respeitada em todo o planeta, que está de olho no pulmão do mundo, a nossa Amazônia.

Pegar carona no trem da ecologia, quando jamais plantou um coqueiro ou não sabe diferenciar um lamaçal de um manguezal, é coisa de gente oportunista, muito mais danoso ao processo democrático que a eleição de um Tiririca da vida, fruto da maior expressão de escárnio e deboche da política brasileira pelos eleitores.

Na Baixada da Égua, apelido carinhoso dado à Baixada Campista, em Campos dos Goytacazes, costuma-se usar a expressão "Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento", quando se quer alertar alguém sobre as intenções de terceiros.


Sylvio Muniz é publicitário (05855-SP-1975), fundador, editor e proprietário do Jornal Mania de Saúde e Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil.
http://www.jornalmaniadesaude.com.br/


A hora e a vez dos Tartufos?

"A energia que alimenta o PV de araque é a fisiologia autossustentável"- Carlos Rito, ao comentar o artigo Marina contra o ecobusiness publicado por Fernando de Barros e Silva, na Folha de São Paulo.

Os maiores de 10 anos e que sabem contar até 10 certamente não desconhecem que Tartufo é o célebre personagem da comédia homônima de Mollière, com cinco atos, na qual o admirável dramaturgo francês construiu para sempre e com palavras, que se tornaram mármore, o protótipo do ser humano hipócrita, falso e perverso. Não ignoram, assim, que os vocábulos tartufice, tartufismo e tartúfico significam, respectivamente, ato de hipócrita, linha de conduta de indivíduo falso e qualificativo de alguém que esconde a maldade com a enganosa capa do altruísmo e da grandeza moral.

Como não temos, no Brasil, partidos políticos, mas, sim, grêmios eleitorais, o fisiologismo imperante faz com que neles possam se abrigar tartufos de todos os matizes. O Partido Verde não está imune, ainda que reunindo pessoas da maior dignidade, à ação perversa dos que nele ingressaram ou queiram ingressar com o simples intuito de se darem bem, enganando, embaindo, tartuficando. Segundo o articulista da Folha de São Paulo Fernando de Barros e Silva, em seu bojo há indivíduos, que estão se apropriando do prestígio internacional dos que defendem o planeta Terra, ao empunharem de fachada a bandeira verde para, no fundo, "legitimar práticas políticas paroquiais e viciadas".

Quando em nosso país havia partidos políticos, João Mangabeira dizia que era vital a prática política não colidir com o ideário político, na atuação dos integrantes de partidos políticos dignos deste nome. E mais: que os idealistas não podiam fugir da luta política. Dentro desta ordem de idéias, confesso que fico espantado quando um professor da dignidade, da cultura e com respaldo de um passado de luta, em todas as frentes, na defesa intransigente de causas ambientais, como o bravo Aristides Sofiati, não esteja entre os que pleitearam votos para cargos eletivos pelo Partido Verde. Como gostaria de vê-lo ao lado do idealista Andral Tavares Filho.

Estou convencido, diante do arrivismo do nosso tempo, que o Partido Verde deve fechar as portas para os que querem simplesmente se abrigar em sua sigla com objetivos eleitoreiros. É o momento de o Partido Verde, iluminado pelo fulgor intelectual e autenticidade de líderes políticos da estatura de Alfredo Sirkis, Fernando Gabeira e Aspásia Camargo, não deixar cair no ralo o prestígio alcançado pela expressiva e comovente votação da digna Marina Silva, nas últimas eleições para Presidência da República.



Fernando da Silveira
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor da Faculdade de Direito de Campos e da FAFIC e membro da Academia Campista de Letras.



Médicos escritores

Para o senso-comum, o sublime é matéria exclusiva dos poetas, romancistas e demais artesões da escrita. Mas o conteúdo humanístico, inerente a todos nós, é latente também para quem segue a honrada profissão de médico, considerada por muitos a mais altruísta que existe. Não é à toa, por exemplo, muitos escritores usarem a roupagem da medicina e fornecerem material a sua arte. Ou vice-versa. Daí existir, no Brasil, tantos escritores médicos, que marcaram e marcam as letras e a ciência a cada ano que passa.

O exemplo mais notável, talvez, seja o do escritor Guimarães Rosa (1908-1967). Mesmo conhecido como diplomata, o autor de “Grande Sertão: Veredas” foi, antes de tudo, médico, formado pela então Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 1930. Dois anos depois, quando estourou a Revolução Constitucionalista de 1932 (que tentou derrubar Getúlio Vargas do poder), ele serviu como médico no interior de Minas, onde conheceu o futuro presidente e amigo, Juscelino Kubitschek, que era médico-chefe do Hospital de Sangue. Foi nesta época que Rosa teve mais contato com o sertão e com o cotidiano das pessoas de zona rural, marcas principais de sua obra. Não resistindo à literatura, abandonou a medicina.

O mesmo não se pode dizer do poeta Jorge de Lima (1893-1953). Nascido em Alagoas, o autor de “Invenção de Orfeu” nunca abriu mão de seu famoso consultório, que era ponto de encontro de toda a intelectualidade brasileira daquele tempo. Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Vinicius de Moraes e, depois, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende sempre iam, quase que diariamente, ao consultório do Dr. Jorge de Lima para falarem de literatura.

Em Campos, a história não é diferente, já que a cidade possui médicos que marcaram seu meio intelectual. Basta lembrar, por exemplo, o caso do Dr. Plínio Bacelar (1907-1989), um dos profissionais mais marcantes na medicina regional, cuja atividade literária culminou no livro “Obras quase completas”, editado em 2007, pela Academia Campista de Letras. Nele, é possível encontrar diversas poesias e crônicas do médico campista, que, além de enriquecerem a literatura de Campos, comemoraram o centenário de seu nascimento, em março de 2007.

Nascido a 22 de março de 1907, o Dr. Plínio Bacelar fez seus estudos básicos no Liceu de Humanidades de Campos, onde saiu, em 1930, para prestar exames e ingressar na Faculdade Nacional de Medicina, formando-se em 1935. De volta à terra natal, dedicou-se à clínica geral e à cirurgia, tendo ocupado várias vezes os cargos de diretoria e presidência da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia. Na década de 1940, passou a realizar pesquisas de gastroenterologia, visando melhorar a saúde da população, que resultaram na criação de um pequeno laboratório. Hoje, ele é nada menos que o Laboratório Plínio Bacelar, um dos mais conceituados do estado do Rio. Dr. Plínio faleceu em 1989.

Outro exemplo de médico que marcou a cultura literária de Campos é o do Dr. Walter Siqueira. Além de ser conhecido pela obra “O poder do verbo”, que reúne memórias pessoais e opiniões de fatos cotidianos, o autor quissamaense radicado em Campos é também famoso pelo traço humorístico, refletidos no livro “Médicos pacientes e pacientes impacientes”, escrito em parceria com o também médico, Dr. Sebastião Siqueira.

Estes são alguns exemplos de profissionais que marcaram a medicina e a vida intelectual de Campos, tanto pelo convívio com escritores e poetas da terra quanto pela variada produção literária. Uma prova inegável de que literatura e medicina sempre andam juntas, já que ambas visam o amor ao próximo, tão celebrado neste Dia do Médico.

Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Cantinho do Poeta Quartas Culturais

Pontal

Dia 1 dezembro 21 horas
Encenação teatral com poemas de
Aluysio Abreu Barbosa, Adriana Medeiros,
Antônio Roberto(Kapi) e Artur Gomes.
com Artur Gomes, Yvi Carvalho e Sidney Navarro


Direção: Kapi
Local: Cantinho do Poeta
Rua Cardoso de Melo, 42 – Campos dos Goytacazes-RJ

a flor da pele – pontal foto grafia





Pontal Foto.Grafia

Aqui,
redes em pânico
pescam esqueletos no mar
esquadras – descobrimento
espinhas de peixe convento
cabrálias esperas relento
escamas secas no prato
e um cheiro podre no
AR

caranguejos explodem mangues em pólvora
Ovo de Colombo quebrado
areia branca inferno livre
Rimbaud - África virgem –
carne na cruz dos escombros
trapos balançam varais
telhados bóiam nas ondas
tijolos afundando náufragos
último suspiro da bomba
na boca incerta da barra
esgoto fétido do mundo
grafando lentes na marra
imagens daqui saqueadas
Jerusalém pagã visitada
Atafona.Pontal.Grussaí
as crianças são testemunhas:
Jesus Cristo não passou por aqui

Miles Davis fisgou na agulha
Oscar no foco de palha
cobra de vidro sangue na fagulha
carne de peixe maracangalha
que mar eu bebo na telha
que a minha língua não tralha?
penúltima dose de pólvora
palmeira subindo a maralha
punhal trincheira na trilha
cortando o pano a navalha
fatal daqui Pernambuco
Atafona.Pontal.Grussaí
as crianças são testemunhas:
Mallarmè passou por aqui

bebo teu fato em fogo
punhal na ova do bar
palhoças ao sol fevereiro
aluga-se teu brejo no mar
o preço nem Deus nem sabre
sementes de bagre no porto
a porca no sujo quintal
plástico de lixo nos mangues
que mar eu bebo afinal?

arturgomes
leia mais aqui http://palavras-diversas.blogspot.com/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Iº ENCONTRO REGIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS

BLOGS – A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO

O Iº Encontro Regional de Blogueiros Progressistas, desdobramento do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em setembro, em São Paulo, acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Juiz de Fora com eventos que vão desde a exibição do filme UTOPIA E BARBÁRIE do cineasta Sílvio Tendler a palestras e debates, além de do show SERTÃO NA PALAVRA,.

O Iº Encontro Regional de Blogueiros Progressistas deve reunir blogueiros de várias cidades da região e servirá e acontece num momento em que a Internet vê confirmada sua importância no processo de comunicação. Pesquisa realizada logo após as eleições presidenciais de outubro mostraram que a rede mundial de computadores foi o segundo veículo de comunicação mais usado entre partidos, candidatos e eleitores.

Um dos pontos mais importantes do Encontro será a exemplo que vem acontecendo em todo o País, manifestar repúdio ao projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) que tenta criar mecanismos de censura na rede. O encontro está sendo organizado pela CASA DA AMÉRICA LATINA.

UTOPIA E BARBÁRIE

Um dos mais renomados cineastas brasileiros, com vários prêmios no País e no exterior, o cineasta Sílvio Tendler estará em Juiz de Fora no dia 25 para a um debate com os participantes do Iº Encontro Regional de Blogueiros Progressistas, logo após a exibição de seu filme UTOPIA E BARBÁRIE.

O evento acontecerá no anfiteatro João Carriço (FUNALFA), na sede da antiga Prefeitura (Parque Halfeld), a partir das 19 horas.

Tendler entre outros filmes dirigiu OS ANOS JK o GOVERNO JOÃO GOULART, MARIGHELLA e é considerado um humanista dentre os cineastas brasileiros. Já produziu mais de 40 filmes entre curtas, médias e longas metragens. Seus filmes são um resgate da memória brasileira e buscam levar o espectador a refletir sobre a realidade do País e da América Latina, essencialmente.

É detentor da maior bilheteria de documentários do cinema nacional. Um milhão e oitocentos mil espectadores em O MUNDO MÁGICO DOS TRAPALHÕES. Entre os prêmios recebidos está o PRÊMIO SALVADOR ALLENDE do Festival de Trieste, Itália, em 2005, pelo documentário ENCONTRO COM MÍLTON SANTOS, o célebre geógrafo brasileiro, eleito também melhor filme do Júri Popular na última edição do Festival de Brasília.

O SERTÃO DA PALAVRA

Na sexta-feira, dia 26, a partir das 21 horas, no MESCLA, acontece o show o SERTÃO DA PALAVRA, com Aliciane Rodrigues, Marcos Marinho e banda. Música popular brasileira, latino-americana, onde a palavra e a poesia têm grande destaque. Os ingressos poderão comprados antecipadamente no próprio MESCLA.

Um dos objetivos do espetáculo é demonstrar a importância da integração latino-americana, a riqueza cultural dessa parte do mundo e o papel da comunicação, sobretudo a internet aliando teatro, música, poesia e literatura e buscar a confraternização solidária entre os participantes e presentes.

PALESTRAS E DEBATES

No sábado, último dia do encontro, acontecerão as palestras e debates na UNIVERSIDADE UNIVERSO, a partir das oito horas da manhã. O primeiro tema será AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO – SEUS IMPACTOS NA ALDEIA GLOBAL e AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA.

Os temas serão expostos pelo historiador Alex Lombelo, o professor de filosofia Tiago Adão Lara e o jornalista Laerte Braga.

Às 12 horas, após um breve intervalo para o almoço, o tema será INTERNET, O FUTURO DA COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES HUMANAS E DIREITOS e os expositores serão Edmilson Costa, pós doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, o ex-prefeito e ex-deputado Tarcísio Delgado e a professora Maria Helena Falcão. Todas as palestras serão seguidas de debates entre os participantes e ás 15 horas serão formados os grupos de trabalho para a elaboração da CARTA DE PRINCÍPIOS do Iº ENCONTRO REGIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS.

O término do encontro está previsto para as 18 horas e será conferido certificado de participação aos presentes. Não há taxa de inscrição.

O I ENCONTRO REGIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS está sendo organizado pela CASA DA AMÉRICA DA LATINA e seu principal objetivo, além dos debates e da confraternização entre blogueiros é integrar o movimento nacional que dá novas formas ao jornalismo e já desponta como o principal veículo de comunicação do futuro. Neste momento a rede mundial de computadores só é superada, no Brasil, pela televisão.

Mesmo em regiões mais afastadas e longínquas do País a internet já consegue espaço semelhante ao do rádio. As conclusões serão incorporadas aos documentos do I ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS, através do blog BARÃO DE ITARARÉ – São Paulo e servirão de temas preparatórios para o IV FÓRUM SOCIAL MINEIRO a realizar-se no próximo ano em Belo Horizonte.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

exposição africanidades



Hoje as 20:00h Abertura da Exposição fotográfica de Wellington Cordeiro, em homenagem ao mês da Consciência Negra, no Foyer do Teatro Municipal Trianon - Rua Marechal Floriano, 221 - centro - Campos dos Goytacazes-RJ

Orquestra Barroca da UNIRIO se apresenta em SJB no domingo




No próximo domingo, dia 21, quem aprecia música instrumental, tem programa garantido em São João da Barra. A partir das 20h30, no Cine Teatro São João, o público vai conferir apresentação da elogiada Orquestra Barroca da UNIRIO, num evento que tem patrocínio do Governo e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de São João da Barra. A Orquestra estará apresentando seu espetáculo “O Barroco Europeu”, após ter passado pelas cidades de Itaboraí e Cordeiro. Esse projeto faz parte da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio.

A iniciativa é uma oportunidade ímpar de levar uma orquestra inteira – são 20 integrantes – com uma proposta diferente: assistir a concertos sobre a música dos séculos XVII e XVIII na Europa e ouvir explicações com uma doutora no assunto, a professora e flautista Laura Rónai. A música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos especializados no tema. Os instrumentos despertam a curiosidade, pois a maioria foge do tradicional, tais como a espineta. A intenção da musicista Laura Rónai é oferecer uma pequena palestra onde possa aproximar o público da essência da música barroca européia.
O concerto apresentará música barroca européia sueca (Roman), alemã (Bach), francesa (Montéclair e Boismortier), inglesa (Handel) e italiana (Vivaldi). O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Teleman, Vivaldi e Haendel assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e Boismortier, formando um quadro que ilustra bem a musica desse período.
A ORQUESTRA – A Orquestra Barroca da UNIRIO se dedica à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos. O grupo surgiu em 2002 a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser, mais que um conjunto de câmara, uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório.
A Orquestra vem se apresentando desde então (com o nome de Camerata Quantz) em diversos espaços importantes como o CCBB de São Paulo, o SESC do Flamengo, no projeto Musica no IBAM, na igreja da lapa dos mercadores pelo Projeto Musica nas Igrejas, no paço imperial pelo projeto Compasso Clássico, no Clube de Engenharia, CCJF, Sala Baden Powell, Igreja da Santa Cruz dos Militares entre outros. Em 2008 realizou uma série de concertos patrocinada pela Aliança Francesa, em 2010 foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para realizar uma série de concertos pelo projeto Circuito Estadual das Artes.
A entrada é 01 kg de alimento não perecível e a classificação é livre.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REVISTA COYOTE 21



Textos inéditos de Wilson Bueno (assassinado no primeiro semestre deste ano), poemas do espanhol Leopoldo María Panero, conto inédito de João Gilberto Noll, entrevista com a crítica norte-americana Marjorie Perloff,, aforismas de Franz Kafka e um ensaio de Jair Ferreira dos Santos são os destaques da revista COYOTE 21

“A poesia contorna a Economia. É criação improdutiva como a Festa, o Amor. Não é mercadoria, ignora o interesse, está à margem do calculo” - escreve Jair Ferreira dos Santos em seu ensaio inédito, O Pavão é uma Galinha em Flor, publicado no novo número da revista Coyote que ganha as livrarias do Brasil esta semana.

Editada em Londrina (PR), a edição traz um conto inédito do escritor gaúcho João Gilberto Noll e uma entrevista com a crítica norte-americana Marjorie Perloff. Julgando boa parte da poesia escrita hoje de "prosa preguiçosa", Perloff dispara: "Minha principal crítica hoje é em relação a falta de interesse no aspecto sonoro e visual da maior parte da poesia que aparece sobre minha mesa".

Coyote 21 apresenta ao público brasileiro a poesia radical do espanhol Leopoldo María Panero, traduzido por Vinícius Lima, e aforismos de Franz Kakfa, traduzidos por Silveira de Souza. A revista traz também a poética de Mariana Ianelli e apresenta a literatura de Ivan Justen Santana e Mario Domingues, dois novos talentos da poesia paranaense, além de um conto do londrinense Marco Fabiani.

A publicação também traz poemas e narrativas de dois livros inéditos deixados pelo escritor curitibano Wilson Bueno, brutalmente assassinado em maio deste ano. Fotografias da série Autodesconstrução, da artista pernambucana Priscilla Buhr, complementam a edição.

A revista Coyote prossegue abrindo espaço para novos autores, resgatando e apresentando nomes importantes das letras e das artes, de épocas e lugares diferentes, instigando a reflexão e a criação literária. A revista é patrocinada pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) da cidade de Londrina, e editada pelos poetas Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes.

COYOTE 21 // 52 páginas // R$ 5,00 (Londrina) e R$ 10,00 (outras cidades) Uma publicação da Kan Editora. Distribuição nacional Editora Iluminuras.
Vendas em livrarias de todo o país pela Editora Iluminuras – fone (11) 3031-6161. Pode também ser adquirida pela internet através do site: http://www.iluminuras.com.br/

Contatos: http://mail.uol.com.br/compose?to=losnak@onda.com.br http://mail.uol.com.br/compose?to=zonabranca@uol.com.br /http://mail.uol.com.br/compose?to=rgarcialopes@gmail.com
Fone: (43) 3334-3299 / (43) 3322-2115 / (11) 3731-3281
PATROCÍNIO: PROMIC - PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA – PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE LONDRINA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Biafra hoje no Sesc Campos
























Café Literário – Dia 14 às 18:00h
Bienal do Livro de Campos


Artur Gomes e Fabrício Carpinejar
Mediador: Dedé Muylaert
Leia mais aqui: http://artur-gomes.blogspot.com/


Isadora

onde teus pés bailarina dançam
cato os vestígios do tempo
onde teus olhos bailarina olham
um gato passeia no teu colo
e na vidraça o giz derrama poesia
escritas com punhos de ontem
em tua cidade de serras

onde teus braços bailarina
sustentam tuas mãos
que colhem uvas
coloco águas de chuva
para que teus vinhedos não cessem
esteja sempre em meus caminhos
e deles brotem da flor o fruto sagrado
e os teus segredos guardados
entre os teus lábios de vinho

arturgomes
http://musadaminhacannon.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Luiz Ribeiro in Memória

Marca Registrada Luiz Ribeiro


Ângelo Nani e Banda com participação especial de Artur Gomes, fazem uma homeangem hoje às 21:00h na Bienal do Livro de Campos, fazendo a memória de Luiz Ribeiro

Leia mais aqui http://artur-gomes-blogspot.com



Uma caneta pelo amor de Deus

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Edvaldo Santana




Show no Sesc de Araraquara
dia 12 de novembro
e no dia 20 de novembro Missa Afro em Itu,
no flyer informações sobre os shows em João Pessoa, Salto e Suzano.

Hasta la vista !!!
Acesse o site:



dolores boca aberta

Toda sexta feira
na sede do coletivo Dolores – CDC Patriarca acontece a
oficina
TEATRO MUTIRÃO
Das 19h às 22h,
A partir de 14 anos.
As inscrições estão abertas!!!!!
Confira no blog do
COLETIVO DOLORES
http://www.doloresbocaaberta.blogspot.com/



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FUNDO NACIONAL DA CULTURAEDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N°1 - PRÊMIO PROCULTURA DE

http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/

Verão nas UPPs: Destina-se a entidades civis de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse público, formalmente constituídas, que tenham objetivo estatutário referentes a atividades culturais, estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro, para recebimento e seleção pública de projetos de Oficinas de Memória e Território, Produção e Programação, e Mobilização.
http://www.social.rj.gov.br/licitacoes.asp



Instituto Rio Branco fará seleção de bolsistas

O valor da bolsa é de R$ 25 mil e voltada para candidatos negros que queiram se preparar para a carreira de Diplomata

O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram processo seletivo para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia. O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou irão concluir curso superior em 2011. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil, pago em parcelas de março a dezembro de 2011, que deverão ser investidos na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 26 de novembro, por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2010. A participação é gratuita. O candidato também deverá remeter, via Sedex, cópias dos documentos exigidos pelo edital para o “Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, Central de Atendimento do CESPE/UnB, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF.

O processo seletivo contará com prova objetiva, prevista para o dia 11 de dezembro, e prova de redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, prevista para o dia 12 de dezembro. As provas serão aplicadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Os candidatos também passarão por Análise de Documentação enviada pelo candidato no momento da inscrição e de Entrevista Técnica, a cargo de Comissão Interministerial reunida para esse fim. Essa etapa ocorrerá em Brasília/DF.

SERVIÇO
Concurso: Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia
Inscrições: de 8 a 26 de novembro
Inscrição: gratuita
Remuneração: Bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil

Prova objetiva e de redação: previstas para 11 e 12 de dezembro
http://www.mocambos.net/

"vamos fazer um mundo mais do nosso jeito"

Sandro Silva
antropologias.blogspot.com



E chegou novembro, o Mês da Consciência Negra.

por Arísia Barros
http://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa

Gurgumba, o quilombo localizado no município de Viçosa, Alagoas é rasgadopela arquitetura da não existência.

Chama atenção a forma desordenada de convivência entre os trilhos de trem, pálidos casebres de taipa e crianças- órfãs do espaço das brincadeiras infantis. Os trilhos são os companheiros do faz-de-conta das invisíveis 80 crianças quilombolas de Gurgumba.

Os trilhos de Gurgumba transportam o açúcar, o ouro da cana e empobrecem a riqueza da história de um povo.

As 80 crianças de Gurgumba não tem trilhos que as leve para a escola. Vão em grupos. Não vão de trem. O trem dos trilhos de Gurgumba transporta o ouro da cana. Não transportam crianças. Elas vão em grupo, quase em bando. Uma maiorzinha de 10 ou 12 anos “vigia” os mais novos.

As crianças de Gurgumba que vão em grupo para a escola, pois, o trem prioritariamente, carrega o ouro da cana, têm que suportar nos ombros, ainda frágeis, o peso de serem quilombolas.

Como não tem estradas que as tirem do confinamento do analfabetismo as guerreiras mirins atravessam o matagal e vão à caça das letras, na escola, no centro de Viçosa.

A infância das 80 crianças de Gurgumba pede atenção. Infância rima com desenvolvimento humano.

O desenvolvimento humano das crianças de Gurgumba tem mobilidade reduzida. Falta espaço de crescimento.

Banhado pelo Rio Paraíba, o quilombo de Gurgumba, vive em um oceano de necessidades.

A infância das crianças de Gurgumba sofre com o humor das águas. Elas basicamente moram entre os trilhos que transportam ouro e a violência do Paraíba no local.

As 80 crianças em Gurgumba têm a pele manchada pelo descaso com a infância.Feridas de difícil cicatrização.

As crianças do quilombo de Gurgumba são sub cidadãs alagoanas, apesar de Zumbi..

E chegou novembro, o Mês da Consciência Negra.

As crianças quilombolas de Gurgumba não têm muito para comemorar.



O crime perfeito contra a cidadania de tantos meninos e meninas.

por Arísia Barros*
http://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa*

A menina tinha a pele preta e estava debruçada atenta na investigação das letras no papel branco à sua frente.

A menina tinha pele preta e o papel era branco.

O difícil para menina na casa dos 10 anos era reconhecer o que significavam as letras que pintavam o papel de preto.

A menina da pele preta estava debruçada sobre o papel branco nos gramados que contornam o Hotel Jatiúca, na orla da capital alagoana. Junto à menina tinha uma multidão de adultos da pele tão preta, quanto à dela, que displicentemente pescavam peixes na lagoa, jogavam baralho e tomavam uma “branquinha” às 7 horas da manhã..

Observava a cena em caminhada matinal e ao cruzar no passeio com a menina, esta me interpelou e estendeu o papel na busca de desvendar o mistério daquelas letras pretas no papel branco.

Quase caí no riso ao ver que o papel que a menina lia estava escrito em inglês. Uma língua tão difícil para ela quanto para mim. Estávamos, eu e a menina, analfabetas diante da mensagem no papel branco.

Apesar, de naquele momento, termos nos igualado ao mesmo grau de analfabetismo no desvendamento dos códigos da língua estrangeira, o analfabetismo da menina preta de sonhos largos, traduzia um mal maior, e muma terra em que a cidadania, ainda, é palavra incorporada a discursos políticos sem quase nenhuma ação prática.

Como aquela menina de pele preta existe um monte de meninas e meninos em Alagoas que não sabem escrever o próprio nome. E por mais que a educação oficial crie e recrie projetos pedagógicos o analfabetismo em Alagoas é um crime social perverso.

Um crime perfeito contra a cidadania de tantos meninos e meninas.