sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Leitura e inclusão digital ao alcance de todos em Carapebus




Um dos principais temas abordados por diversos estudiosos da área educacional ao longo dos últimos anos é a leitura. Com a internet cada vez mais acessível, há uma preocupação, por parte das autoridades competentes, em relação a uma possível troca da leitura dos livros pelo conteúdo apenas veiculado na internet.

Contudo, para tentar provar que é possível utilizar-se das duas ferramentas para aprimorar o incentivo à leitura, a Biblioteca Municipal de Carapebus utiliza-se desses dois recursos, aumentando ainda mais as fontes de pesquisas dos estudantes da cidade.

De acordo com Ilma Noêmia Rosa, coordenadora da Biblioteca, atualmente, o espaço conta com um acervo de aproximadamente 6 mil livros, entre estes, enciclopédias, livros didáticos e de literatura. "Avalio sendo extremamente necessária uma biblioteca deste patamar não só para os estudantes, mas para todos aqueles que são adeptos a uma boa leitura aqui em Carapebus", afirma.

Além de oferecer livros cujos temas são dos mais variados, a Biblioteca Municipal ainda proporciona um espaço com 11 computadores, interligados à internet, com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de opções para pesquisas, como explica Ilma. "Esses computadores servirão para fundamentar e complementar dados de livros e oferecer um maior incentivo à leitura geral, pois sabemos que tecnologia e literatura devem caminhar juntas", ressalta.



Macaé: qualidade de vida e crescimento

Morar num lugar onde há um bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é sonho de muita gente no Brasil. Atualmente, itens como qualidade de vida e tranquilidade para se viver fazem a diferença em muitas cidades, interferindo diretamente na migração do indivíduo brasileiro. Por isso a geração de emprego e renda é apenas um dos atrativos que Macaé tem.


Pelo menos, é o que aponta Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que evidenciou que Macaé é o primeiro município em emprego e renda no Estado do Rio de Janeiro e um dos 15 no país com melhores condições de vida, sendo apresentado, oficialmente, aos municípios da Região Norte Fluminense, pelo presidente regional da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), Gel Coutinho, e o chefe da Divisão de Estudos Econômicos do órgão, Guilherme Mercês.

O secretário municipal de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícios Marins Crespo, que participou da solenidade representando o prefeito Riverton Mussi, disse que o índice do município está elevando-se ainda mais e, até outubro deste ano, empregou 43.354 trabalhadores com carteira assinada. Além disso, dos 15.698 jovens contratados no estado para o primeiro emprego formal, 4.900 foram registrados somente em Macaé, mediante convênio com a ONG Viva Rio e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), dentro do projeto Jovens Aprendizes.


"O nosso município já ocupou a 12ª posição em empregabilidade e agora é o primeiro, fruto do trabalho do governo municipal, nos últimos anos. Macaé ainda é prejudicada em emprego e renda, porque muitos trabalhadores têm suas carteiras assinadas em outras cidades, onde estão as sedes de diversas empresas instaladas no município", avaliou Marcos Crespo.

Já para Francisco Navega, de 2000 a 2010, o crescimento médio registrado em Macaé é de 3,5% ao ano e, somente em 2009, houve aumento de quase 200 novas empresas instaladas legalmente no município. "É impressionante o crescimento desta cidade que, através deste crescimento, pode gerar a sua população emprego e renda, o que se converte em uma melhor qualidade de vida", afirma.

Em Emprego e Renda, as variáveis utilizadas foram geração, estoque e salários do emprego formal; em Educação, taxa de matrícula na Educação Infantil, taxa de abandono, taxa de distorção idade-série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas/aulas diárias e resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb); e na Saúde, números de consultas pré-natal, óbitos infantis por causas evitáveis e por causas mal definididas.


Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário