Técnica inovadora em diversos países desenvolvidos, a TheraSuit é um novo conceito em fisioterapia e chega a Campos através da especialização das Dras. Kelly Cristina e Paula Christina
Pessoas especiais merecem tratamentos especiais. No interior do Estado do Rio de Janeiro, essa filosofia vem sendo posta em prática por meio do trabalho de duas profissionais fisioterapeutas: a Dra. Kelly Cristina Rangel da Silva e a Dra. Paula Christina Mota Carneiro Manhães. Juntas, elas trouxeram para Campos dos Goytacazes um método fisioterapêutico desenvolvido em Michigan, nos Estados Unidos (que no Brasil só é encontrado nas cidades de São Paulo e Campinas), cujo principal benefício é agregar atividades para obter resultados em menos tempo no tratamento de crianças, adultos e idosos que possuam algum tipo de deficiência física ou cerebral.
Desde abril deste ano, elas implantaram, em Campos, o método TheraSuit, um avanço que começou a partir de uma descoberta da NASA. "Essa avançada e exclusiva técnica foi baseada numa veste criada por pesquisadores russos para contrapor efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose), devido à falta de ação da gravidade em suas viagens. O progresso das evidências científicas, associado às melhoras do paciente, faz deste método o preferido nos EUA para tratar pessoas com desordem neuromuscular, ou seja, que necessitam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma habilidade motora", explicam as profissionais. Elas ressaltam que Campos é a primeira cidade do interior do Estado a ter essa técnica. "É um novo conceito.
Através do TheraSuit, pacientes das regiões Norte, Noroeste e Lagos terão a oportunidade de obter resultados surpreendentes", ressaltam.
Com uma duração que varia de 3 a 4 semanas, aproximadamente, e sessões diárias de três horas, o treinamento do paciente com o recurso TheraSuit potencializa o ganho de força, funcionalidade, endurance, coordenação e equilíbrio, como explicam as fisioterapeutas. "O roteiro do tratamento abrange o aquecimento da musculatura e massagem profunda, a redução da hipertonia (em caso de pacientes hipertônicos) e técnicas de integração sensorial, inibição de movimentos patológicos, entre outros itens de extrema relevância para a reabilitação física", ressaltam.
A veste Therasuit, segundo as especialistas, é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustada de acordo com a necessidade do paciente. "Ela auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto. "Com o auxilio da veste, o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades. Os exercícios são realizados numa gaiola específica, com polias e pesos, na qual se consegue realizar movimentos sem ação da gravidade e fortalecer músculos específicos", acrescentam.
Localizada à Rua Rodrigues Peixoto, 17 – Parque Tamandaré (atrás do Liceu de Humanidade de Campos LHC), a Intensive TheraSuit – Centro de Fisioterapia Intensiva disponibiliza o telefone (22) 3052-4538 para informações complementares.
Redação
Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário