terça-feira, 10 de maio de 2011

IV Feira de Responsabilidade Social e Sustentabilidade - Bacia de Campos

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 17 - TERÇA-FEIRA 13h - Cerimônia de Abertura no Auditório da FUNEMAC (Cidade Universitária)

FÓRUM - (Auditório)15h às 15h45m -
Palestra: “Sustentabilidade aqui e agora: mudar hábitos e atitudes no cotidiano”.- Palestrante: Samyra Crespo –
Secretária de Articulaçao Institucional e Cidadania do ministério do Meio Ambiente, doutora em História Social pela USP, pesquisadora titular do Ministério de Ciência e Tecnologia e diretora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Instituto de Estudos da Religião.
Publicou, entre outras obras, “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, e atua como conselheira de grandes organizações na área de meio ambiente, como o Greenpeace, a ABD e o Instituto Akatu.

Moderador: Prof. Almy Júnior Cordeiro de Carvalho –
Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16h15m às 17h-
Palestra: “BenchMais: a Sustentabilidade na prática”-
Palestrante: Marilena Lavorato –
Publicitária (PUC), pós-graduada em Gestão Ambiental (IETEC), em Marketing (ESPM), em Globalização e Cultura (EPGSP-SP), em Gestão Estratégica de Negócios (FGV). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas.
Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da MAIS PROJETOS Sócio-Ambiental e Coordenadora do GMGA- Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental que conta com o apoio da APARH (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos).

Moderador: Luis Augusto Carneiro Azevedo - Gerente de Meio Ambiente do Sistema Firjan.

17h30m às 18h20m:
Painel com secretários de Meio Ambiente de Municípios da Bacia de Campos, sobre o tema “Gestão Ambiental e Mitigação de Emissões de Carbono”.

Moderador: Professor Francisco de Assis Esteves - Fundador e atual diretor do Núcleo de Pesquisa em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ).

MOSTRA DE CINEMA - (Sala de Vídeos)15h -

Sessão Especial de Abertura: "Utopia e Barbárie" , Filme de Silvio Tendler (2010) 120min17h - Mostra de Curta Metragem (clique AQUI e confira a programação completa da MOSTRA)

OFICINA DO CONHECIMENTO - (Auditório)18h30m às 19h20m - Apresentação de projetos e ações de Universidades sobre responsabilidade social e sustentabilidade.

PROJETO SENTRINHO DE MPB - (Tenda)19h30m às 21h - Show de MPB no palco da Feira.

DIA 18 - QUARTA-FEIRA
FÓRUM - (Auditório) 14h30m:
Painel de experiências empresariais bem sucedidas nas áreas de RSE e Sustentabilidade, com convidados do Sistema Firjan.

Moderador: Ziney Dias Marques - Assessor de Petróleo e Gás da Diretoria de Relações com o Mercado do Sistema Firjan.

16h – Palestra: “
A Biologia da Conservação”-
Palestrante: Efraim Rodrigues - Doutor em Ecologia pela Universidade de Harvard, professor de Preservação de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina e consumidor consciente assumido. Também é consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros “Biologia da Conservação” e “Histórias Impublicáveis” sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva-

Moderador: Joelson Tavares Rodrigues - Vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC).

17h15m –
Painel: “Comunicação e Sustentabilidade”-
Palestrante: Dal Marcondes - Jornalista, diretor do Instituto Envolverde, ganhou o Prêmio Ethos de Jornalismo de 2006, editor da Revista Digital Envolverde e do Projeto Terramérica, ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Tem mais de 20 anos de jornalismo, com passagens pela Gazeta Mercantil, Revista Exame e Agência Estado, sendo moderador da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais e co-editor do livro Sustentabilidade”, publicado em 2006 pela Editora Terra.-

Palestrante: Vilmar Berna - Escritor, ambientalista, ganhador do Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente da ONU e do Prêmio Verde das Américas, entre outros. Fundou e dirige a REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, com sede em Niterói (RJ), da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.

Moderador: Martinho Santafé - Diretor responsável da Revista Visão Socioambiental e colaborador de O Debate, co-fundador do Centro Norte Fluminense para a Conservação da Natureza (CNFCN) e da Associação Macaense de Defesa Ambiental (AMDA), poeta e artista plástico.

18:15 -
Palestra: "Políticas de Responsabilidade Socioambiental - Condicionantes Sociais e Ambientais da Usina Nuclear da Angra III"

Palestrante: Celso Badaró -
Técnico de Arquitetura pelo instituto OBERG de desenho no estado do Rio de Janeiro, especialização em Administração de Empresas e em Gestão e Fiscalização de Convênios pela TAO em 2007. Ex-Presidente do sindicato dos Desenhistas do Estado do Rio de Janeiro, ex-diretor da Federação Nacional dos Projetistas e Desenhistas. Atual supervisor da assessoria de Responsabilidade Socioambiental da Eletrobrás – Eletronuclear – Termonuclear S/A.

MOSTRA DE CINEMA - (Sala de Vídeos)
17h - Mostra de Curta Metragem (clique AQUI e confira a programação completa da MOSTRA )

PROJETO SENTRINHO DE MPB (Tenda)19h30m às 21h - Show de MPB no palco da Feira.

DIA 19 - QUINTA-FEIRA
FÓRUM - (Auditório)14h30m –
Palestra: “Elaboração e Gestão de Projetos Sustentáveis”.

Palestrante: Rita Ippolito –
Psicopedagoga, ex-consultora da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.15h45m – Palestra: “O processo de construção da ISO 26000”.

Palestrante: Ana Paula Grether –
Coordenadora do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras e representante da Indústria na delegação brasileira na ISO 26000. Possui graduação em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ e mestrado em Inovação Tecnológica e Organização Industrial pelo Coordenação das Pós Graduações em Engenharia da UFRJ.

Moderador: Alfredo Renault –
Superintendente Regional da Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

(Auditório) 17 h: Cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos aos vencedores de cada categoria: pequenas, médias e grandes empresas; empreendedores sociais; organizações não governamentais; e universidades/núcleos de pesquisa.

PROJETO SENTRINHO DE MPB (Tenda)19h30m às 21h - Show de MPB no palco da Feira.

21h: Encerramento da IV Feira de RSE Bacia de Campos
CIDADE UNIVERSITÁRIA - Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros – Macaé - RJ (em frente ao Shopping Plaza Macaé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário