terça-feira, 8 de novembro de 2011

Medicina que bate um bolão



Drs.Andre_Marcos__3_.jpgO jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, ou melhor, o Zico, teve sua brilhante carreira esportiva arrasada por torções nos seus dois joelhos, junto com outros problemas acarretados por uma falta grave que recebeu em uma partida pelo seu time do coração, o Flamengo. Na época, a Ortopedia e Traumatologia não possuíam os avanços que hoje possuem. Eles possibilitam, por exemplo, um jogador como Paulo Henrique Ganso, do Santos, sofrer problemas semelhantes ou piores que o de Zico na atualidade e, mesmo assim, permitir que o atleta continue demonstrando seu talento em campo, sem maiores preocupações.

Esse exemplo de avanço na Ortopedia e Traumatologia, citado pelos Drs. André Vieira Bousquet e Marcos Vieira Bousquet, à equipe de reportagem do Mania de Saúde, reflete a forma como a pesquisa científica vem elevando a especialidade médica a altos patamares. Isso faz com que os médicos precisem estar sempre realizando cursos de atualização, pois só assim os avanços podem ser traduzidos em resultados cada vez mais positivos aos pacientes, como explicam os próprios doutores. "Hoje em dia, o conhecimento científico é muito grande, e estar antenado ao que ditam as principais pesquisas do mundo é de suma importância para o profissional médico. Afinal, o procedimento que é realizado hoje talvez não seja o mesmo de amanhã. Não adianta ter uma boa formação se não tiver também constante atualização", relatam.

Ortopedistas e traumatologistas, membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. André e Dr. Marcos Vieira Bousquet são exemplos dessa questão. Dr. André é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ), especialista em Cirurgia do Joelho pelo INTO-HTO, pós-graduado em Medicina do Esporte, professor da Faculdade de Medicina de Campos e fez estágio em cirurgia do joelho em Lyon, na França. Já Dr. Marcos é especialista em Cirurgia do Joelho pelo INTO-HTO, professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e possui estágios em Cirurgia do Joelho no Hospital Pitie-Salpetriere em Paris, na França, e no Joint Replacement Center, em Sidney, Austrália.

A experiência adquirida com as especializações e, principalmente, com os estágios no exterior, segundo eles, é fator importante para o sucesso de suas atividades. "O aprimoramento profissional, sobretudo na medicina, é fundamental. Esses estágios no exterior nos colocam em contato com os maiores centros formadores de opinião do mundo, dentro da área em que atuamos. Estamos sempre tendo acesso às pesquisas científicas mais recentes, mais avançadas. A medicina é dinâmica, e acompanhar esse dinamismo é papel de todo profissional da saúde", frisaram.

Lapidar o conhecimento adquirido nos bancos da faculdade vida afora, como se vê, deve se tornar uma das principais preocupações do médico em formação. Conhecimento nunca é demais. E quem ganha, no final das contas, não são apenas os profissionais de medicina. Mas a própria sociedade.



Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário