terça-feira, 24 de agosto de 2010

Questão de equlíbrio

Equilíbrio. Esta é a palavra que resume tudo aquilo que pode ser dito sobre como evitar problemas na coluna vertebral. Crianças que carregam pesos excessivos com suas mochilas, jovens que levam bolsas em um só membro superior, adultos suportando fardos em seus trabalhos. Estas são apenas algumas das muitas posturas inadequadas que fazem cerca de 80% da população mundial sofrer com a coluna, quase sempre, porém, por não perceber a importância da compostura no dia-dia.

De acordo com o neurocirurgião Dr. Paulo Romano, 90% dos problemas de coluna têm suas causas não só nas posturas inadequadas das pessoas, mas, também, nos hábitos de carregarem pesos sem equilibrá-los. Tudo isso, segundo o especialista, diz respeito a um só detalhe. “A coluna é o que mantém o indivíduo ereto, e isso depende de uma série de linhas de força, porque o maior inimigo é a gravidade. A tendência do corpo é dasabar. Quando alguém senta, por exemplo, é comum que, depois de algum tempo , você veja a pessoa toda decaída. Isso é normal, a gravidade está puxando tudo para o chão. Ter consciência disso é um grande passo para prevenir possíveis problemas na coluna”, afirma.

Dr. Paulo Romano esclarece que, na medicina, existe o Balanço Sagital, um termo que designa equilíbrio na coluna. Segundo ele, quando a pessoa perde o Balanço Sagital, ela tende a cair para o lado, para a frente, ou para trás. “A coluna estará bem preservada quando o Balanço Sagital estiver preservado. Esse Balanço Sagital é dado pelo conjunto ósseo e muscular. Para melhor entendê-lo, basta imaginar que a ossatura é a armação, e a musculatura, o concreto, que contribui para a sustentação. Quando a pessoa tem uma postura inadequada, um peso excessivo ou desequilibrado, essa estrutura perde o equilíbrio. Por isso tudo o que mantiver ou melhorar a musculatura é bom pra o indivíduo”, diz.

Um exemplo dessa falta dessa falta de equilíbrio, de acordo com o Dr. Paulo Romano, é o uso de apenas um lado do corpo para carregar algum tipo de peso como uma mochila. “Um lado estará em desacordo com o outro interferindo, assim, no Balanço Sagital. Isso acontece também com quem malha e acredita que uma parte do corpo já está definida, e a outra , não. Esta pessoa passa a malhar mais em um lado do corpo, ou em um braço, e acaba tendo problema de coluna por interferir no equilíbrio”, relata o especialista, ressaltando, porém, outra peculiaridade do assunto.

“Há também a questão genética quando falamos em problemas de coluna. Porque há pessoas que passam a vida carreando peso e não sofrem nada. Outras porém, vivem a mesma situação e rapidamente apresentam dores. Por quê? Pela genética. Junto com a questão da gravidade e do Balanço Sagital, a genética também merece atenção”, finaliza.

Neutralizar a ação da gravidade no corpo, mantendo o equilíbrio, e, principalmente, o Balanço Sagital, é o melhor caminho para evitar que a coluna sofra problemas no futuro. A recomendação é muito simples, mas os efeitos de ignorá-la são sérios. Nesses casos, a ajuda de um especialista é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário