sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Orquestra Barroca da UNIRIO se apresenta em SJB no domingo




No próximo domingo, dia 21, quem aprecia música instrumental, tem programa garantido em São João da Barra. A partir das 20h30, no Cine Teatro São João, o público vai conferir apresentação da elogiada Orquestra Barroca da UNIRIO, num evento que tem patrocínio do Governo e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de São João da Barra. A Orquestra estará apresentando seu espetáculo “O Barroco Europeu”, após ter passado pelas cidades de Itaboraí e Cordeiro. Esse projeto faz parte da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio.

A iniciativa é uma oportunidade ímpar de levar uma orquestra inteira – são 20 integrantes – com uma proposta diferente: assistir a concertos sobre a música dos séculos XVII e XVIII na Europa e ouvir explicações com uma doutora no assunto, a professora e flautista Laura Rónai. A música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos especializados no tema. Os instrumentos despertam a curiosidade, pois a maioria foge do tradicional, tais como a espineta. A intenção da musicista Laura Rónai é oferecer uma pequena palestra onde possa aproximar o público da essência da música barroca européia.
O concerto apresentará música barroca européia sueca (Roman), alemã (Bach), francesa (Montéclair e Boismortier), inglesa (Handel) e italiana (Vivaldi). O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Teleman, Vivaldi e Haendel assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e Boismortier, formando um quadro que ilustra bem a musica desse período.
A ORQUESTRA – A Orquestra Barroca da UNIRIO se dedica à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos. O grupo surgiu em 2002 a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser, mais que um conjunto de câmara, uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório.
A Orquestra vem se apresentando desde então (com o nome de Camerata Quantz) em diversos espaços importantes como o CCBB de São Paulo, o SESC do Flamengo, no projeto Musica no IBAM, na igreja da lapa dos mercadores pelo Projeto Musica nas Igrejas, no paço imperial pelo projeto Compasso Clássico, no Clube de Engenharia, CCJF, Sala Baden Powell, Igreja da Santa Cruz dos Militares entre outros. Em 2008 realizou uma série de concertos patrocinada pela Aliança Francesa, em 2010 foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para realizar uma série de concertos pelo projeto Circuito Estadual das Artes.
A entrada é 01 kg de alimento não perecível e a classificação é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário