Na primeira visita ao consultório, o paciente será examinado clinicamente, e o ortodontista fará uma avaliação da necessidade ou não de realizar o tratamento, mostrando a importância de um arco dentário, nivelado e alinhado, para a obtenção de uma boa harmonia facial. Em caso positivo, serão informadas as opções de tratamento, bem como será solicitada uma documentação ortodôntica, que é composta pelos seguintes exames:
RX Panorâmico, Teleradiografia de Perfil, Fotografias intra e extrabucais e modelos de estudo dos arcos dentários em gesso.
Na segunda consulta, o paciente levará a documentação, e o ortodentista, com base nos dados obtidos, associados ao exame clínico, concluirá o diagnóstico sendo apresentado ao paciente um “Plano de Tratamento” que, além de outras informações, constará o tempo aproximado e o investimento para que seja realizado.
A partir daí, será marcada uma nova consulta para instalação do(s) aparelho(s) e início do tratamento. O tempo depende muito da gravidade da maloclusão, bem como do tipo de tratamento a ser realizado e, principalmente, da finalização e estabilidade. “Corrigir é, relativamente, rápido, manter correto, requer um pouco mais tempo para uma boa finalização e estabilidade”.
Em média, um tratamento leva um período de 18 a 36 meses.
As próximas consultas serão periódicas e de acordo com o plano de tratamento estabelecido pelo ortodontista.
Uma maloclusão grave um dia começou incipiente e um simples “dentinho torto” pode ter sido o início de uma má qualidade de vida. Todas as pessoas podem e devem ser tratadas. Pensem nisso.
Dr. Álvaro Nazareth - Ortodontista
Nenhum comentário:
Postar um comentário