quinta-feira, 10 de junho de 2010

A outra versão da história



Quando surge alguma polêmica na mídia, é comum que o assunto em questão esbarre no sensacionalismo, pelas críticas que ele pode gerar. Mas, para uma imprensa séria, o que importa é fazer da polêmica um esclarecimento correto e claro, para que o jornalismo cumpra o seu dever, que é realmente informar à sociedade. Foi pensando nisto que o Mania de Saúde entrevistou o Dr. Cláudio Cola para falar da Medicina Ortomolecular, assunto que vem acendendo discussões em todo o país, nos mais variados veículos midiáticos.
Jornal Mania de Saúde: O que é a Medicina Ortomolecular?
Doutor Claudio Cola: Em primeiro lugar, queria agradecer ao Mania de Saúde a oportunidade de, como membro da AMBO Associação Médica de Oxidologia, que hoje possui em seu cadastro cerca de 3 mil médicos registrados, de esclarecer a opinião pública o que é a Medicina Ortomolecular (MO), justamente neste momento, em que esta vem sendo achincalhada pela mídia em geral com reportagens mal-intencionadas e levianas. Então vamos lá: a história da MO se confunde com a história de Linus Pauling, químico e bioquímico americano que recebeu, ao longo da sua vida, 2 prêmios Nobel. A partir dos estudos de Pauling, desenvolveu-se a MO, que hoje pode ser entendida como a bioquímica aplicada à medicina, sobretudo na prevenção, mas também no tratamento de doenças.
Jornal MS: Atualmente, existe uma divergência entre alguns profissionais em relação ao reconhecimento da Medicina Ortomolecular. Afinal, ela é ou não reconhecida pelo CRM? Essa técnica é eficaz?
Dr. Claudio Cola: Esta divergência é fruto do desconhecimento sobre a lei 1.938/2010, do Conselho Federal de Medicina, Publicada no D.O.U. de 5 de fevereiro de 2010, seção I, p. 161. Nesta, a MO é regulamentada e passa a ser reconhecida como prática médica. Não somos ainda uma especialidade médica, mas, como a história da medicina no Brasil tem demonstrado, chegaremos lá com o tempo, como foi com a Homeopatia, por exemplo. Com certeza, a MO é eficaz naquilo que ela se propõe a fazer, que é o equilíbrio ("orto") do metabolismo ("molecular").
E você, então, perguntaria: como o metabolismo se desequilibra? A resposta é simples: toda reação química que realizamos na presença do oxigênio produz "radicais livres", que são moléculas quimicamente instáveis, que vão procurar reagir com outras substâncias para se equilibrarem. Nestas reações, os RL vão "intoxicando" o organismo e favorecem a instalação e a perpetuação das doenças.
Jornal MS: Em quais procedimentos a Medicina Ortomolecular pode ser aplicada?
Dr. Claudio Cola: Como todos nós, independente da idade, cor, sexo e raça, produzimos RL, então a MO se aplica desde a infância, na correção do déficit de crescimento, por exemplo, até a senilidade, no recuo dos sintomas do mal de Alzeimer, passando pelo controle de todas as doenças metabólicas, como Obesidade, Diabetes, Infertilidade, Depressão, Fibromialgia e todas as demais.
Jornal MS: Qualquer profissional médico pode utilizar-se dessa técnica, ou é necessário ter algum curso de especialização?
Dr. Claudio Cola: Pelo que já foi dito, fica claro que a MO é coisa séria. Não é uma área onde profissionais despreparados, inescrupulosos e mal intencionados podem atuar livremente, como a mídia televisiva vem tentando demonstrar. Para começar, se é "medicina" ortomolecular ou, segundo a resolução citada, uma prática "médica", é preciso, no mínimo, ser médico. Outro requisito a ser ressaltado: é preciso dominar habilmente os conceitos bioquímicos envolvidos no metabolismo humano e, não, ter habilidades "mediúnicas", como a mídia apresentou.
Finalmente, porém não menos importante, é preciso ser ético e não querer iludir os pacientes dizendo que "viu um RL no exame", já que este é menor que um átomo e dura frações de segundos.
Jornal MS: Quais são os resultados mais visíveis obtidos através da Medicina Ortomolecular?
Dr. Claudio Cola: Como em qualquer área médica, quando desenvolvida por um profissional habilitado, graduado e ético, a MO sempre tras benefícios àqueles que a procuram. Na consulta, são colhidos os dados fundamentais sobre as queixas, e alguns exames podem ser associados para quantificar a que nível os RL estão atuando naquele organismo. Depois, são realizadas fórmulas individualizadas para refazer o funcionamento metabólico normal.
Jornal MS: Espaço destinado a eventuais comentários esclarecedores.
Dr. Claudio Cola: Gostaria de destacar justamente este aspecto do tratamento personalizado que a MO tem. Os nossos recursos terapêuticos são basicamente aminoácidos, vitaminas, fitoterápicos, que não são sujeitos à influencia da milionária indústria farmacêutica mundial, que, anualmente, lança remédios caríssimos no mercado e, quando estes têm a patente caçada, os retira de circulação dizendo que não são "tão bons como pareciam inicialmente" como, recentemente, vimos com a Sibutramina, que será devidamente substituída. Com certeza, esta é uma das causas de a MO estar sempre sendo questionada injustamente como temos visto.
Finalizando, eu queria salientar que se ninguém tem coragem de colocar seu carro para consertar, se não for a um mecânico, ou escolher outro profissional para representá-lo na justiça, que não um advogado, com a sua saúde você também não deve vacilar, e procurar sempre alguém com a formação adequada para ajudá-lo.
Redação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário