terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Plasma Rico em Plaquetas promove novo patamar à Ortopedia

A terapia celular com PRP na cura das lesões musculoesqueléticas
Dr. Aldo Vincis, em entrevista exclusiva ao Mania de Saúde, faz uma breve abordagem sobre a terapia celular com PRP na cura das lesões musculoesqueléticas, procedimento de ponta na ortopedia, que se tornou estrela de intenso brilho das mesas de debate científico nos principais congressos internacionais da especialidade.

Mania de Saúde - O que é PRP? 
Dr. Aldo Vincis - “A sigla PRP é a abreviação do nome Plasma Rico em Plaquetas. O plasma é a parte líquida do sangue, que carrega consigo os glóbulos vermelhos (células que transportam oxigênio), os glóbulos brancos (células responsáveis pela defesa do organismo contra ação de agentes invasores, como vírus e bactérias) e as plaquetas (fragmentos de células presentes no sangue que é formado na medula óssea, importantes na coagulação sanguínea). As plaquetas, além de participarem ativamente no processo de coagulação, produzem algumas substâncias muito importantes na estimulação do processo de cicatrização de lesões em vários tecidos do corpo humano. Tais substâncias são os fatores de crescimento teciduais, que são mediadores biológicos naturais que revelam eventos celulares cruciais na reparação de tecidos, tais como síntese de DNA e matriz, quimiotaxia e diferenciação celular. Com isso, promovem, quando ativadas, cicatrização, crescimento celular e regeneração tecidual em diversos tecidos, promovendo possibilidade de tratamento curativo e, muitas vezes, evitando o tratamento cirúrgico.” 

M.S. - Então quais são as indicações do uso do PRP? 
Dr. Aldo Vincis - “O PRP tem sido utilizado como opção terapêutica para lesões ligamentares e lesões tendíneas, lesões da cartilagem articular, osteoartrose, tendinites crônicas, bursites, epicondilites, entre outras. O objetivo é estimular a regeneração tecidual e evitar a realização de possíveis procedimentos cirúrgicos. Mas também se mostra eficaz quando utilizado com o objetivo de reduzir o tempo de recuperação de atletas que sofreram lesões musculares e dos ligamentos, promovendo cura da lesão, sem deixar fibrose. Também tem sido usado com sucesso como terapia coadjuvante nas cirurgias de reconstruções ligamentares, reparos de tendões e lesões de cartilagem.” 

M.S. - Como é realizado? 
Dr. Aldo Vincis - “O PRP é um produto terapêutico autólogo (do próprio paciente), com o uso do sangue periférico retirado do paciente no momento do procedimento ou da cirurgia. No caso do uso em cirurgia, o sistema de aférese garante alta qualidade do PRP, já que processa automaticamente o sangue periférico e permite a coleta de altas concentrações de plaquetas e que, colocadas no local da lesão, estimulam o desenvolvimento de células-tronco e a regeneração do tecido da lesão. O PRP é colocado no local das lesões osteomusculares.” 

M.S. - Como o Dr. realizou seu estudo e prática em PRP? 
Dr. Aldo Vincis - “Minha formação em Artroscopia e Medicina Desportiva é no IOT da USP ( Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo ), centro de excelência no Brasil e no mundo, que usa e pesquisa sobre o PRP há anos; prova disso é o recente estudo do IOT/USP publicado em 02/04/2012 no The American Journal of Sports Medicine, dos EUA, atestando a eficácia do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) na cicatrização de lesões no joelho.” 

M.S. - O Dr. tem desenvolvido trabalhos científicos deste tema? 
Dr. Aldo Vincis - “Sim, venho me aprofundando no estudo e pesquisa deste método de tratamento; faço parte de um grupo de pesquisa da Universidade de Pittsburgh – Pensilvania – EUA e recentemente (setembro de 2012), estive em um curso de especialização na França, promovido pela Societé Française D’Artroscopie, durante o Congresso Francês de Joelho em Lyon, quando apresentei trabalhos científicos de PRP e viscossuplementação.” 

M.S. - Existem contraindicações ao tratamento com PRP? 
Dr. Aldo Vincis - “Não há nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais relatados devido ao uso do Plasma Rico em Plaquetas, pois é obtido do sangue colhido do próprio paciente e depois injetado no local da lesão após preparo celular nos equipamentos específicos.” 

M.S. - Como o Dr. encara o privilégio de ser o pioneiro na realização de PRP e também de cirurgias artroscópicas em Itaperuna e região? 
Dr. Aldo Vincis - “É gratificante poder trazer com pioneirismo métodos de tratamento modernos e eficazes para nossa região. O futuro já chegou. Temos que lançar mão dos avanços da medicina para conforto e bem-estar de nossos pacientes.” 

*Dr. Aldo Vincis é médico ortopedista e traumatologista, especialista em joelho e ombro, Artroscopia e Medicina do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário