quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Desmistificando o tratamento da celulite e gordura localizada

A gordura localizada e a celulite(LDG) se desenvolvem por diversas razões: hormonais (uso de anticoncepcionais, múltiplas gestações), vida sedentária, alimentação rica em calorias e pobre em proteínas e, principalmente, constitucional (genética). Nas brasileiras é comum ocorrer no quadril, nas coxas e no bumbum. Mas pode se manifestar também em abdome, braços e dorso.

A celulite é um processo crônico, sem cura nos estágios avançados. Cremes não contribuem para diminuição de celulite ou gordura localizada já instalada, apenas para manter a pele hidratada. Porém a mídia e a indústria cosmética insistem em divulgar resultados fantasiosos.

O que realmente vale a pena fazer?

• lipoaspiração: primeira opção para diminuição da gordura localizada e remodelação dos contornos corporais. Porém não é recomendada para o tratamento da celulite; pode oferecer maus resultados e até piorar a celulite

• intradermoterapia (nova denominação para a mesoterapia) consiste em injeções intradérmicas mínimas de sustâncias lipolíticas, que estimulam a queima de gordura. É um tratamento feito em sessões semanais por médico.

• Manthus ou outros ultrassons de alta tecnologia que promovem a quebra da gordura. A tecnologia de ultrassom é antiga e já é usada para fins estéticos, porém os resultados anteriores eram bem modestos, pois se tratavam de ultrassons de intensidades menores.

• Radiofrequência (representada pelos aparelhos Thermacool, Accent, Velashape plus), o tratamento mais efetivo para tonificar a pele ( face, pescoço e corpo), melhorando inclusive o contorno corporal, a celulite e o pós-operatório de alguns procedimentos. Os resultados são bem melhores que a carboxiterapia e a mesoterapia, na maioria dos casos, além de mais rápidos.

O Accent é um aparelho que emite radiação eletromagnética de alta frequência (40,68 MHz ), recomendado para o rejuvenescimento da face (flacidez e elasticidade da pele) e corpo. Atua favorecendo a formação de um novo colágeno (uma das fibras de sustentação e preenchimento na pele), através da produção de um grande aquecimento na área tratada.

Ondas eletromagnéticas provocam oscilação das moléculas de água, que transformam a energia eletromagnética em energia térmica (calor). O Velashape plus utiliza a tecnologia ELOS (Eletro Optical Sinergy). Esta tecnologia, que une radiofrequência, luz infravermelha, sucção e massagem mecância, tornou-se referência mundial no tratamento de celulite.

Ambos provocam o aquecimento do tecido subcutâneo, o que facilita a queima de gordura além da tonificação da pele. Este aparelho é geralmente mais eficaz que o Accent, pois apresenta mais 3 tecnologias associadas.

• Subcision: esta técnica cirúrgica desfaz as linhas de fibrose que repuxam o nódulo de celulite e formam o antiestético "buraco". Tem efeito benéfico quando há depressões mais acentuadas.

• Criolipólise (aparelho Zeltiq): resfriamento não invasivo das células do tecido gorduroso para indução de lipólise sem causar danos a outros tecidos; ocorre morte das células gordurosas, e os primeiros estudos revelam resultados promissores com redução significativa da camada de gordura, com desconforto mínimo. Este aparelho ainda está em fase de estudos nos EUA
Tratamentos com poucos resultados e/ ou respaldo científico para celulite:

• Carboxiterapia: consiste na introdução de gás carbônico no subcutâneo, o que acarreta no aumento fluxo sanguíneo e hiperoxigenação dos tecidos, levando à lipólise (queima de gordura) e aumento na produção de colágeno; tem sido utilizada para tratamento de gordura localizada, flacidez, estrias e prevenção de envelhecimento cutâneo. Apresenta pouco respaldo científico em congressos. Ainda não tem liberação da ANVISA para tratamento de flacidez e celulite

• Endermologia: técnica de pinçamento e rolamento sobre a pele e tecido gorduroso subcutâneo.
• Drenagem linfática: indicada apenas em casos de retenção de líquidos. Não atua em gordura localizada.

Resultados pobres para celulite apesar de ser uma técnica bastante divulgada na mídia

É importante ressaltar que ainda não existe cura para a celulite. No entanto um trabalho focado e sério pode produzir excelentes resultados. É o que fazemos na clínica. Nós tratamos a celulite com associação de tratamentos, o acompanhamento permanente de dermatologistas e, claro, utilizando a mais avançada tecnologia disponível no mercado (aprovada pela Anvisa e FDA).

As indicações do Velashape plus incluem celulite, flacidez corporal e redução de gordura localizada. Sendo ainda muito eficaz no pós-parto e pós-operatórios de cirurgias estéticas.

O tratamento destas alterações deve ser indicado exclusivamente por médicos especialistas, já que o paciente deve ser visto de uma forma global, incluindo exames complementares. Devemos orientar também para abolir fumo, álcool, vida sedentária,diminuir o estresse e promover reeducação alimentar.

Por ter origem multifatorial relacionada a alterações circulatórias, hormonais, metabólicas, ortopédicas e hereditárias, a celulite e gordura localizada só serão melhoradas se todos os fatores determinantes forem corretamente avaliados e atenuados. A responsabilidade na indicação e no domínio de técnica traz resultados que se diferenciam de procedimentos estéticos que são simples engodos.

Dra. Ana Maria Pellegrini
Dermatologista e responsável técnica pela PELLE
www.jornalmaniadesaaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário