quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra

Prêmio Jack Azevedo


I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo. Os interessados podem adquirir o regulamento, a ficha de inscrição e a autorização fonográfica no Cine Teatro São João, no centro de São João da Barra, ou através do site do evento www.concursodemarchinha.com.br. O concurso será realizado pela Editora Costa Sanjoanense, com patrocínio da LLX e apoio cultural da prefeitura de São João da Barra.

Serão R$7 mil reais em prêmios e as inscrições ficam abertas até o dia nove de fevereiro. Haverá etapas eliminatórias para definir as dez marchinhas finalistas que farão parte do CD “I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo As 10 melhores. A grande final acontece no dia 25 de fevereiro, no Cine Teatro São João, a partir das 20 horas.

O projeto tem o intuito de resgatar essa tradição no município, além de valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes e, ainda, promover a diversificação e acesso à cultura para toda a população. O concurso tem também como objetivo divulgar a potencialidade turística do município, principalmente no que diz respeito à sua cultura. Outro propósito desse concurso é transformar a sexta-feira anterior à sexta-feira de carnaval (abertura oficial) no “Dia Municipal da Marchinha de Carnaval”, colocando a data no calendário anual de eventos turísticos e culturais do município.

Segundo o jornalista Bruno Costa, criador do concurso, o projeto é aberto a todo o Brasil, mas os participantes obrigatoriamente terão que abordar São João da Barra como temática. “Esta é mais uma forma de divulgar o município. Quem quiser participar terá que conhecer o município já que na ficha de inscrição haverá um critério de argumento. Terá que se argumentar o porquê daquela canção. Serão aceitas somente as inscrições que apresentem trabalho no âmbito da música popular brasileira, nas modalidades marchinha de carnaval ou marcha-rancho”, explica Bruno.

O homenageado - Esse 1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra vai homenagear o sanjoanense Jack Azevedo, um talento no que diz respeito à composição musical. Jack foi responsável por diversas letras de músicas para o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), Festivais de Música, marcha-rancho, samba-canção e samba. É com muito orgulho que este primeiro concurso homenageia esse notório compositor de São João da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário