"Que bom, já estava sentindo falta de vocês!"
Esta frase, vinda de uma pessoa simples, mas de um grande conhecimento humanístico, amealhado da rotina diária através do contato com pessoas de todas as classes sociais e culturais, seus clientes, enche de orgulho todos nós do Mania de Saúde.
Proferida por um jornaleiro de Guarapari aos rapazes do setor de distribuição do nosso jornal, a frase acima traduz, de forma absolutamente transparente, a saudável ansiedade dos nossos leitores pela presença do Mania de Saúde sempre ao lado, mesmo que os lugares sejam privilegiados com a sua distribuição somente durante os meses de verão, como naquele balneário capixaba.
Esta manifestação espontânea de um jornaleiro é de inestimável valor quanto ao perfil qualitativo de que desfruta o nosso jornal junto aos seus leitores, criado pelo hábito de leitura, há 15 anos, com a edição impressa para a região Noroeste Fluminense, e há 19 anos, com a edição impressa para as regiões Lagos/Norte Fluminense.
No momento em que a população universal é bombardeada pelos mais diversos apelos midiáticos, se a manutenção da qualidade de qualquer veículo de comunicação não for perseguida em cada ação, independente do seu tamanho e poder, toda uma história de sucesso criada durante anos irá por terra em questão de dias. Que o digam alguns berços do bom jornalismo, tendo como exemplo maior, em nosso país, o Jornal do Brasil, criado em 1891.
Cito o Jornal do Brasil, em face da proximidade pessoal que tive com alguns dos membros de sua cúpula editorial, quando, no início da década de 70, uma querida prima, Ângela Maria Muniz Gomes Couto, exercia o cargo de secretária executiva de um dos editores daquele jornalão, e eu, sempre que podia, por lá aparecia para saber das novidades e respirar um pouco de cultura e dignidade, que exalavam das rodas de conversas dos seus admiráveis jornalistas.
À luz de respeito, credibilidade e amor àquela empresa, que emanava dos imensos corredores daquele imponente edifício na Av. Brasil, não podia, nem de longe, prenunciar a morte do jornal que era o ícone da comunicação impressa no país. Aconteceu, lamentavelmente, em 2010.
Este é apenas um dos muitos exemplos de que a vida de um veículo de comunicação impressa não depende da vontade de seus dirigentes, mas, tão somente, da decisão soberana de seus leitores, que determina quem deve ou não continuar vivo. Nesse caso, não importa se o veículo de comunicação é comprado em bancas ou através de assinaturas, ou mesmo, de distribuição gratuita. O encalhe vale para os dois.
E o encalhe é ainda mais humilhante quando o jornal ou revista são de distribuição gratuita e acabam condenados nas sábias palavras do jornaleiro, com o jargão: "Isto nem de graça querem ler".
Por ter a certeza de que o Mania de Saúde é honrado durante todos estes anos com o prestígio do interesse de nossos leitores e, vivenciando a alegria com que é recebido, mesmo distante de sua área de abrangência, fazemos questão de, anualmente, cumprir a estratégia de informação e visibilidade que prometemos aos nossos leitores e anunciantes, desde 01 de Junho de 1991 : "Sempre ao seu lado".
Sylvio Muniz é publicitário (05855-SP-1975), fundador, editor e proprietário do Jornal Mania de Saúde e Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil.
Perder o preconceito e ganhar saúde
Macho que é macho não tem medo de ser homem
É este o espírito da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem, que foi lançada recentemente, pelo Ministério da Saúde, para erradicar os maus hábitos presentes no cotidiano masculino, como, por exemplo, a não realização de exames preventivos.
Em todo o Brasil, autoridades de saúde estão alertando os homens para os problemas decorrentes da falta de cuidados, como a hipertensão, o diabetes, o tabagismo, o alcoolismo e a cirrose.
No dia 05 do mês passado, um exemplo dessa proposta pôde ser visto em Campos, mais precisamente no Heliporto do Farol de São Tomé, que realizou uma exposição de charges alusivas à saúde masculina, sob a assinatura do artista André Francisco. O objetivo foi atrair os trabalhadores da Bacia de Campos para uma palestra com o urologista Dr. Aldo Bottino e com Ilma de Souza, vice-presidente da Cipa (Base Imbetiba), que fizeram um panorama da saúde do homem na atualidade.
Segundo Ilma, que falou com exclusividade ao Mania de Saúde, a campanha foi bem aceita pelo público. Ela diz que os homens entenderam por que a realização de exames preventivos é tão importante. "Quisemos eliminar esse preconceito de que homem não precisa de exames esporádicos. É claro que precisa! Se todos eles tivessem isso em mente, o número de óbitos seria muito menor no Brasil", disse Ilma. "Por isso fizemos uma palestra falando dos homens do passado, que eram movidos por preconceitos. A partir dessa abordagem, pudemos mostrar a vida do homem de hoje, que se preocupa primeiramente em viver bem", acrescentou.
O urologista Dr. Aldo torce para que a conscientização tenha sido realmente implantada durante a palestra. "É uma preocupação da Sociedade Brasileira de Urologia fazer com que os homens tenham consciência da importância da prevenção. O maior exemplo é o exame de próstata, que muitos ainda relutam em fazer. Mas é preciso lembrar que este câncer geralmente não dá sintomas. Quando dá, é porque já está avançado. É por isso que o preventivo após os 50 anos é fundamental", informou, ressaltando a importância do trabalho do Jornal Mania de Saúde .
As autoridades de saúde, como se vê, estão fazendo a sua parte. A família, no entanto, também pode representar um papel decisivo nesse processo. Visite o site do Ministério da Saúde e saiba como você pode fazer a sua parte. www.saude.gov.br.
Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br
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