segunda-feira, 31 de outubro de 2011

heloisa curzio - ensaio


os lápis traçam suas trilhas
trançam telas
seduções para os olhos
de quem chega
transitam
entre a pulsação das cores
e o traçado
que o seu corpo agita
para que o olhar
não saia
das suas mãos de tintas

arturgomes

Pedro Michaluart: “Nos estágios bem iniciais a probabilidade de cura é maior do que 95%”

por Conceição Lemes no VioMundo

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva começa nesta segunda-feira quimioterapia para tratar o câncer na sua laringe.
Dos 489.270 casos novos de câncer esperados para 2011 no Brasil, os de laringe representam 2% do total. Representam ainda 25% dos tumores malignos que acometem cabeça e pescoço.
Para que nos ajudasse a entender o tumor diagnosticado no ex-presidente Lula, eu entrevistei um dos mais renomados cirurgiões de cabeça e pescoço do Brasil, o doutor Pedro Michaluart Jr. Ele é professor livre-docente da Faculdade de Medicina USP e médico da disciplina de Cirurgia e Pescoço do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Viomundo – O que causa o câncer de laringe?
Pedro Michaluart Jr. – O câncer de laringe está associado principalmente ao tabagismo e ao etilismo. E se a pessoa tem esses dois fatores de risco aumenta muito a chance de aparecimento desse tumor, que é mais comum entre homens dos 50 aos 70 anos.
Viomundo – Tem algum fator de risco que prepondera?
Pedro Michaluart Jr.– Isoladamente o hábito de fumar é o fator mais importante. Agora quando tabagismo e abuso de álcool estão associados a importância é maior do que a soma deles. Aparentemente eles têm efeito sinérgico, um potencializando o do outro.
Viomundo – Por quê?
Pedro Michaluart Jr. – Não sabemos exatamente por quê. Mas essa é observação feita em várias populações.
Viomundo – E o fato de a pessoa falar muito pode levar ao câncer de laringe?
Pedro Michaluart Jr.  — Não.
Viomundo – Quais os sintomas [aquilo que o paciente sente] e sinais [aquilo que o médico observa]?
Pedro Michaluart Jr. – Nós costumamos dividir a laringe em três sítios: glote, que é a região das cordas vocais, supra-glote e infra-glote. No Brasil, o local onde mais aparece é na glote, ou seja, nas cordas vocais propriamente ditas. Representam 70% dos casos. Trinta por cento são na supra-glote e os de infra-glote são extremente raros. Frequentemente o primeiro sintoma é a rouquidão. Pode ocorrer também alteração da deglutição.
Viomundo – Que tipo de alteração na deglutição?
Pedro Michaluart Jr. – Dor ou dificuldade na hora de engolir.
Viomundo – O fato de estar num ou no outro sítio tem alguma implicação?
Pedro Michaluart Jr. – Tem, sim. Nos tumores da glote, a probabilidade de disseminação em pescoço é pequena nos casos iniciais. Já nos de supra-glote é maior a preocupação com linfonodos cervicais (gânglios), mesmo nos casos iniciais.
Viomundo — O doutor Artur Katz, que faz parte da equipe que está cuidando de Lula, disse que é um tumor epidermoide. O que isso significa?
Pedro Michaluart Jr. -- O carcinoma epidermoide representa 95% dos tumores malignos de mucosa de cabeça e pescoço. E é a ele que estou me referindo quando eu falo dos antecedentes de fatores de risco do tabagismo e etilismo. Existem outros tipos histológicos que têm comportamento distinto.
Viomundo – Quais são os tratamentos para esse tipo de tumor? Tem médico dizendo que o tratamento de Lula começará com quimioterapia, pois já estaria num estádio avançado. É isso mesmo?
Pedro Michaluart Jr. — Existem  muitos esquemas de tratamento para o câncer de laringe, que é um órgão extremamente importante, com funções vitais. A laringe tem função na preservação das vias aéreas, na deglutição e na fonação, entre outras.
Assim todo esforço é feito para preservação das funções. A opção sempre leva em consideração tratamentos que tenham a mesma chance de cura e entre esses  o que se procura é o que tenha melhor expectativa de preservação da função.
Nessa linha, nos últimos anos, existe uma tendência de iniciar muitas vezes o tratamento do câncer de laringe com quimioterapia.  Também tem a radioterapia e a cirurgia. Os três têm efetividade e utilidade, dependendo de cada caso.
Agora só pelo fato de de se iniciar com quimioterapia não dá para dizer qual é o estágio do seu tumor.
Viomundo – O fato de começar com químio não significa que Lula vá fazer só químio?
Pedro Michaluart Jr. -- A quimioterapia usualmente faz parte do tratamento, mas não é exclusiva. Mais comumente a cirurgia ou radioterapia são tratamentos únicos para o câncer de laringe.
Viomundo – Lula então vai fazer rádio ou cirurgia?
Pedro Michaluart Jr. – Eu não tenho nenhuma informação técnica sobre o caso dele.
Viomundo — Qual a possibilidade de cura?
Pedro Michaluart Jr.  – Depende do estágio em que se inicia o tratamento. Nos estágios bem iniciais a probabilidade de cura é maior do que 95%. Já nos estágios bastante avançados é bem inferior.
Viomundo – Quer dizer que as chances de cura de Lula são excelentes?
Pedro Michaluart Jr.  -- Como disse, não tenho nenhuma informação sobre o caso dele
Viomundo – Aproveitando esse momento, o que o senhor diria para os nossos leitores?
Pedro Michaluart Jr. — Tabagismo e abuso de álcool são os grandes inimigos da laringe.  A rouquidão é o principal sintoma do câncer nesse órgão. Rouquidão que não melhora em 15 dias deve ser investigada. Ás vezes gânglios cervicais aumentados (“caroço” no pescoço) também podem ocorrer em câncer de laringe. Em quaisquer dessas situações, busque um médico. Se eventualmente for câncer, tem-se a oportunidade de fazer diagnóstico precoce, com possibilidade de preservação do órgão e de cura.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Glaucoma: Inimigo Silencioso



Dr. Henrique (1)_1.jpgNa cultura brasileira, tornou-se emblemática a figura do poeta paulista Glauco Mattoso, pseudônimo de Pedro José Ferreira da Silva, que, ao sofrer os efeitos do glaucoma, adotou o nome da doença como pseudônimo, por meio de um trocadilho e, mesmo tendo perdido a visão, jamais deixou de escrever. Seu exemplo de perseverança, na época, colocou o diagnóstico precoce do glaucoma em debate, chamando a atenção de milhares de brasileiros que possuem o mesmo problema.

De acordo com o oftalmologista Dr. Henrique Amorim Fernandes, o glaucoma ainda é uma doença que preocupa a saúde mundial, mas, por outro lado, os avanços do diagnóstico precoce podem ser um grande sinal de vitória contra a cegueira. "O glaucoma é considerado a mais sorrateira das doenças que levam à cegueira, e os números confirmam que, aproximadamente, oito milhões de pessoas, de acordo com a OMS, estão bilateralmente cegas em decorrência dessa doença.

Ela é, portanto, a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Mas, graças aos conhecimentos adquiridos nos últimos anos, a cegueira tornou-se evitável na maioria dos casos, senão em todos, desde que diagnosticada precocemente e tratada apropriadamente", disse o especialista.

Nesse processo, por consequência, o acompanhamento do profissional oftalmologista é de suma importância, pois só o conhecimento técnico, aliado ao diagnóstico, tem capacidade de verificar, com antecedência, os possíveis efeitos do glaucoma. "Para isso, é importante a visita periódica ao oftalmologista, e é fundamental, além da medida de pressão intraocular, o exame detalhado do fundo do olho, quando serão rastreadas as possíveis alterações no nervo óptico. O tratamento inicial do glaucoma consiste, na maioria das vezes, na aplicação de colírios que reduzem a pressão intraocular, porém a utilização cirúrgica de laser está indicada para determinados tipos de glaucoma", explicou Dr. Henrique. "A cirurgia incisional, conhecida como trabeculectomia, fornece a melhor maneira de se obter uma redução significativa da pressão intraocular, apesar de os riscos a curto e longo prazos serem maiores do que a terapia clínica ou a laser", complementou.

Se, em tempos passados, os pacientes não desfrutavam dos avanços de diagnóstico dos dias de hoje, como é o caso de Glauco Mattoso, atualmente, a tecnologia e o conhecimento técnico são os melhores aliados no combate ao glaucoma. Por isso, estar em constante contato com o profissional adequado e atento aos sintomas oculares é, definitivamente, a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus olhos. Não descuide!



Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

leveza


isadora zecchin - musa da minha cannon


 o poema as vezes é sabre
lâmina fina como o vento
ou folhas suspensas
sobre um verde
quase água
quase pluma
levita sobrevoa se espraia
na voragem do dia
como os dedos da moça
ao atiçar o clic
no instante exato da fotografia

arturgomes

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

artur gomes, dizzy ragga e junior brasil hoje no sesc campos


Sesc Rio apresenta:
70 Anos que Não se Foram
Artur Gomes e Dizzy Ragga
participação especial do tecladista Júnior Brasil
ReVirando a Tropicália
Espaço Plural – 19:00h
Entrada Franca




 me encanta mais teus olhos
que o plano piloto de brasília
o palácio do planalto o alvorada
me encanta mais as mãos da namorada
que a bandeira do brasil
o céu de anil a tropicalha

quero muito mais a carNAvalha
que a palavra açucarada
procuro  a palavra sal
do suor da carne bruta
a flor de lótus do cio da fruta
mesmo quando for somente espinhos
me encanta muito mais
os pés que a lata chuta
por entender que a vida é luta
e abrir novos caminhos

me encanta mais na lama o lírio
a flor do láscio
os olhos da minha filha
que o ouro dessas quadrilhas
que habitam esses palácios

arturgomes
http://fulinaimavideografia.blogspot.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

heloisa curzio - ensaio


os lápis traçam suas trilhas
trançam telas
seduções para os olhos
de quem chega
transitam
entre a pulsação das cores
e o traçado
que o seu corpo agita
para que o olhar
não saia
das suas mãos de tintas

arturgomes

carybé ilustrador - exposição - oficina graffiti - sesc campos

um ano sem luizz ribeiro

luizz ribeiro e sergio máximo

Neste domingo, dia 23 de outubro, a cena musical de Campos lembrou com
saudade do falecimento do músico Luiz Ribeiro, que completa 1 ano.
Para homenagear o artista, foi celebrada uma missa em sua homenagem
no domingo, às 10h, na Catedral.

Luiz inicou sua carreira nos anos anos 70 em Campos-RJ e durante sua
carreira como músico foi influenciado por: Beatles, Stones, Marley,
Tropicália e diversos reis do blues. Sempre no comando dos Avyadores
do Brazyl, desde a sua fundação pelos idos de 1982. Luiz teve como
filosofia a seguinte afirmação: a guitarra foi feita pra música, e não
vice-versa.

Conheci Luiz, num Festival de Música no ano de 1972 no Colégio Auxiliadora, e a parceria foi fluindo naturalmente. Marca Registrada, está presente no primeiro disco do Avyadores Qualqur Prazer lançado ainda em vinil, nos anos 80 e em Fulinaíma Sax Blues Poesia, e neste tem ainda Boca do Inferno, A Cor da Pele e NostraDamus.

Sua ausência física será sempre sentida, mas sua presença espiritual nos acompanhará por todo o sempre aqui agora e mias tarde por outras galáxias por onde nós também iremos transitar.

Artur Gomes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PSD, Ficha Limpa, PT x PMDB e crise global embaralham cena 2012

Potenciais candidatos a prefeito no ano que vem não podem mais trocar de partido, mas uma série de fatores dificulta traçar cenários sobre eleição. Criação do PSD deve enfraquecer oposição a Dilma, mas campo governista estará 'minado' por disputa de espaço entre PT e PMDB. Decisão do STF sobre Ficha Limpa pode afetar candidaturas e crise global, também.
BRASÍLIA – A um ano das eleições municipais, a filiação partidária de potenciais candidatos já está definida – quem quiser concorrer não pode mais trocar -, mas o cenário em que se dará o pleito é imprevisível. A indefinição sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, a tensão entre PT e PMDB, os dois principais partidos governistas, a rearticulação da direita no recém criado Partido Socialista Democrático (PSD) e a evolução da crise econômica mundial dificultam as análises. 

Para especialistas, a entrada em cena do PSD é vista como o elemento que mais vai embaralhar as disputas. “É um partido que já nasceu com um grande número de representações políticas e, por isso, poderá influenciar muito o processo”, diz o cientista político João Paulo Peixoto, da Universidade de Brasília (UnB). 

Capitaneado e presidido pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, a nova legenda já nasceu como uma das maiores do país. Com cerca de 50 parlamentares, é a quarta maior bancada no Congresso, atrás apenas de PT, PMDB e PSDB.

Inventado com o objetivo de abrigar rivais de direita do ex-presidente Lula que se convenceram de que, com Dilma Rousseff, é melhor fugir do confronto com o governo, o PSD deve enfraquecer o campo oposicionista um pouco mais em 2012. 

“Por mais que não queiram dar nome à ideologia adotada, é um partido de centro-direita que, ao contrário do PSDB e do DEM, não sofre com o estigma de oposição negativa”, diz o professor Fabiano Guilherme Santos, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ).

Do lado governista, as eleições também se mostram desafiadoras. O motivo é a disputa entre PT e PMDB, que dividem o Palácio do Planalto, com Dilma Rousseff (PT) e o vice, Michel Temer (PMDB), mas, fora dali, vão lutar para ver quem tira mais proveito da máquina federal para eleger correligionários.

Sigla com mais prefeitos (20% do total), o PMDB sai em vantagem, já que candidatos à reeleição são sempre favoritos naturais. Já o PT, que cresceu historicamente a partir de cidades maiores, agora terá de bater de frente com o grande aliado e tomar dele o controle de prefeituras menores, caso queira manter-se em expansão.

Por isso, o pleito pode até ser encarado como o teste definitivo para o casamento dos dois partidos e para uma renovação da dobradinha em 2014, na sucessão presidencial. “A manutenção ou não da aliança vai depender da capacidade de articulação das lideranças. Há tensão entre o PMDB e o PT porque há limites para se equilibrar a relação entre eles”, afirma Guilherme Santos, que também preside a Academia Brasileira de Ciência Política.

À espera de um julgamento final sobre sua consitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei da Ficha Limpa, que proíbe candidatura de político com alguma condenação judicial, não importa em qual corte, é outro fator que dificulta juízos definitivos sobre 2012. “Essa decisão poderá alterar diretamente a listagem de candidatos”, diz Peixoto.

A lei foi aplicada na eleição do ano passado, mas até hoje há candidato impugnado tentando reverter a decisão. E quanto mais o STF demora para dar uma sentença, pior – menos tempo para que todas as dúvidas relacionadas à lei sejam esclarecidas à população e aos próprios candidatos. “Isso acaba criando uma insegurança jurídica que prejudica o processo eleitoral”, critica Guilherme Santos.  

Os dois cientistas discordam, porém, sobre o poder de a crise econômica global influenciar as disputas municipais de 2012. Para Peixoto, a capacidade de o governo reagir à crise com medidas que protejam o país pode ajudar ou prejudicar candidatos dilmistas. Já Guilherme Santos acredita que este tipo de crise interfere em eleições nacionais, não nas municipais locais, mais pautadas por temas paroquiais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

artur gomes e dizzy ragga


Artur Gomes e Dizzy Ragga
ReVirando a Tropicália
Dias 26 e 27 outubro – 19:00h
Espaço Plural – Sesc Campos
Entrada franca


fulinaimagem

1

por enquanto
vou te amar assim em segredo
como se o sagrado fosse
o maior dos pecados originais
e a minha língua fosse
só furor dos canibais
e essa lua mansa fosse faca
a afiar os verso que ainda não fiz
e as brigas de amor que nunca quis
mesmo quando o projeto
aponta outra direção embaixo do nariz
e é mais concreto
que a argamassa do abstrato

por enquanto
vou te amar assim admirando o teu retrato
pensando a minha idade
e o que trago da cidade
embaixo as solas dos sapatos

2

o que trago embaixo as solas dos sapatos
bagana acesa sobra o cigarro é sarro
dentro do carro
ainda ouço jimmi hendrix quando quero
dancei bolero sampleando rock and roll
pra colher lírios há que se por o pé na lama
a seda pura foto síntese do papel
tem flor de lótus nos bordéis copacabana
procuro um mix da guitarra de santana
com os  espinhos da Rosa de Noel




 black billy


ela tinha um jeito gal
fatal – vapor barato
toda vez que me trepava as unhas
como um gato
cantar era seu dom
chegava a dominar a voz
feito cigarra cigana ébria
vomitando doses dos eu cnto
uma vez só subiu ao palco
estrela no hotel das prateleiras
companheira de ratos
na pele de insetos
praticando a luz incerta
no auge do apogeu
a morte não é muito mais
que um plug elétrico
um grito de guitarra uma centelha
logo assim que ela começa
algo se espelha
na carne inicial de quem morreu

arturgomes




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

para heloisa curzio



entre as cores de frida
me kalo
heloísa na curva do abstrato
muito mais que conreto
pincel em transe
tintura em convulsão
eu
que não tenho dedos de aço
muito menos nervos de chumbo
me deito sobre a relva
deixo percorrer a neblina
do nariz
ao dedo grande do pé
todo o corpo fios de cobre
e os olhos na tela
grudados nas dela
belas curvas da mulher

artur gomes

o amor é cruel


O amor é cruel

Poesia no cone manifesto

o risco


atravessar as portas
ultrapassar janelas
paredes muros cidades
o risco
de te matar
saudade
dentro da boca que quero
de penetrar garganta
laringe esôfago estômago
enquanto
dançamos bolero
sendo um tango
enquanto fado
arrisco
o beijo guardado
num copo de vinho
ou de menta
sabor de pimenta
e alho

e o doce mel da pimenta
enquanto a palavra
entra
pelos teus olhos e abras
teu cais do porto
fechado

arrisco
meus dedos e dados
nos lances mais atrevidos
dos nossos sextos sentidos
por tudo que foi esperado

artur gomes

roda de samba e choro

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

jura secreta 27

may pasquetti a garota da poesia


o rio com seus mistérios
 molha meu cio em silêncio 
desejo o que nos separa 
a boca em quantos minutos 
as flores soltas na fala
 o pó dos ossos dos anos  

você me diz não ter pressa 
seus olhos fogo na sala 
 o beijo um lance de dados 
cuidado cuidado cuidado 
que sou um anjo de fadas 
não beije assim meus segredos 

meus olhos faróis nos riachos 
meus braços dois afluentes  
pedaços do corpo do rio 
meus seios ilhas caladas 
das chamas não conhece o pavio 

se você me traz para o cio 
assim que o sexo aflora
 esta palavra apavora 
o beijo dado mais cedo 
quebra meu ser no espelho 
meu cerne é carne de vidro 
na profissão dos enredos 
quanto mais água me sinto
presa ao lençol dos seus dedos 

o rio retrata meu centro
 na solidão de mim mesma
  segundo a segundo nas águas
lá onde o sol é vazante
 lá onde a lua é enchente 
lá onde o rio é estrada  
onde coloca seus versos
  me encontro peixe e mais nada 

arturgomes