sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Glaucoma: Inimigo Silencioso



Dr. Henrique (1)_1.jpgNa cultura brasileira, tornou-se emblemática a figura do poeta paulista Glauco Mattoso, pseudônimo de Pedro José Ferreira da Silva, que, ao sofrer os efeitos do glaucoma, adotou o nome da doença como pseudônimo, por meio de um trocadilho e, mesmo tendo perdido a visão, jamais deixou de escrever. Seu exemplo de perseverança, na época, colocou o diagnóstico precoce do glaucoma em debate, chamando a atenção de milhares de brasileiros que possuem o mesmo problema.

De acordo com o oftalmologista Dr. Henrique Amorim Fernandes, o glaucoma ainda é uma doença que preocupa a saúde mundial, mas, por outro lado, os avanços do diagnóstico precoce podem ser um grande sinal de vitória contra a cegueira. "O glaucoma é considerado a mais sorrateira das doenças que levam à cegueira, e os números confirmam que, aproximadamente, oito milhões de pessoas, de acordo com a OMS, estão bilateralmente cegas em decorrência dessa doença.

Ela é, portanto, a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Mas, graças aos conhecimentos adquiridos nos últimos anos, a cegueira tornou-se evitável na maioria dos casos, senão em todos, desde que diagnosticada precocemente e tratada apropriadamente", disse o especialista.

Nesse processo, por consequência, o acompanhamento do profissional oftalmologista é de suma importância, pois só o conhecimento técnico, aliado ao diagnóstico, tem capacidade de verificar, com antecedência, os possíveis efeitos do glaucoma. "Para isso, é importante a visita periódica ao oftalmologista, e é fundamental, além da medida de pressão intraocular, o exame detalhado do fundo do olho, quando serão rastreadas as possíveis alterações no nervo óptico. O tratamento inicial do glaucoma consiste, na maioria das vezes, na aplicação de colírios que reduzem a pressão intraocular, porém a utilização cirúrgica de laser está indicada para determinados tipos de glaucoma", explicou Dr. Henrique. "A cirurgia incisional, conhecida como trabeculectomia, fornece a melhor maneira de se obter uma redução significativa da pressão intraocular, apesar de os riscos a curto e longo prazos serem maiores do que a terapia clínica ou a laser", complementou.

Se, em tempos passados, os pacientes não desfrutavam dos avanços de diagnóstico dos dias de hoje, como é o caso de Glauco Mattoso, atualmente, a tecnologia e o conhecimento técnico são os melhores aliados no combate ao glaucoma. Por isso, estar em constante contato com o profissional adequado e atento aos sintomas oculares é, definitivamente, a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus olhos. Não descuide!



Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário