terça-feira, 27 de julho de 2010

festival de inverno esquenta as noites de são joão










Maria de Lourdes, Conceição de Maria e Michelle são três vizinhas que vivem na Rua dos Passos, em uma pequena e pacata cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Muito bem informadas sobre a vida alheia, todas muito amigas, elas não saem de suas janelas, pois estão sempre dispostas a desvendar mistérios em torno de outras personagens que passam por essa rua.
Em meio a causos e muitas fofocas, o trio interpretado por Luan Abreu (autor da montagem), Silvano Motta e Eric Meireles, respectivamente, dá tom ao espetáculo teatral “Rua dos Passos” que foi a atração de domingo, no Cine Teatro São João, como parte do VII Festival de Inverno de Cultura promovido pela Prefeitura de São João da Barra e o Grupo Nós na Rua.

A peça foi a segunda atração do festival que teve início no último sábado, 24, e prossegue até o dia 1º de agosto, sempre às 20h, com apresentações artísticas de diversos segmentos, no Cine Teatro e no Palácio Cultural Carlos Martins. O festival, que teve seu início nas ruas do município, já faz parte do calendário de eventos de São João da Barra. Com a reabertura do Cine Teatro passou a ser realizado no espaço reunindo os diversos artista e segmentos, com a proposta de ser uma semana de eventos variados para agradar a todos os gostos.
São nove dias dedicados à produção cultural e manifestações artísticas de sanjoanenses, dentro de uma política de difusão da arte proposta pelo grupo teatral na cidade. Na agenda cultural, o público confere exibições de filmes, apresentações de dança e cantores locais, concertos musicais e apresentações de teatro. A campanha de arrecadação de agasalhos que teve início no dia 11 de julho, com o Dia do Agasalho, vai continuar durante o festival.
Nos eventos as pessoas poderão contribuir com um agasalho ou 01 Kg de alimento que serão posteriormente doados às famílias carentes da região. Todas as atividades têm classificação livre e menores de 10 anos de idade devem estar acompanhados de responsáveis.

— A idéia do grupo desde a primeira edição foi tentar ocupar os diversos espaços de nossa cidade com manifestações artísticas. Este ano, começaremos a colocar esta idéia em prática. O festival vai se estender até o Palácio Cultural Carlos Martins numa noite de poesias, música e entrega de certificados aos participantes, um encerramento com uma bela confraternização. Nossa programação pode não ser de grandes estrelas, mas é feita com carinho e dedicação para todos que nos visitam neste mês de férias escolares — ressalta Silvano Motta, diretor de eventos do Cine do Teatro e integrante do Nós na Rua.


Hoje dia 27, acontece mais uma apresentação de dança “No ritmo do corpo”, com bailarinos, academias, companhias e grupos de dança convidados. No dia 28 tem outra exibição do Clube do Nós com o filme “Chico Xavier”. Adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Drama. 2010. 104 min

No dia 29, o público confere a apresentação musical “No embalo do som”, com bandas, grupos e músicos num repertório diversificado. Dia 30, tem a “Noite dos Esquetes”, uma noite especial com apresentações de esquetes variadas. No dia 31, mais música com a “Noite musical” com a centenária Banda União dos Operários. Encerrando a programação, no dia 1º, tem apresentação da “Miscelânea Cultural no Palácio”, desta vez, no Palácio Cultural Carlos Martins em um encerramento oficial com manifestações culturais (música, poesia, teatro e entrega de certificados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário