quarta-feira, 28 de julho de 2010

silvano motta - entrevista


são joão da barra - fotos: artur gomes







Silvano Mota, é integrande do Grupo Nós na Rua, criado em 2003, além de Diretor de Eventos do Cine Teatro São João, e rsponsável pela criação do Festival de Invcerno de Cultura de São João da Barra

BMS - fale um pouco de você, sua formação, o motivo do interesse pelo teatro

Silvano Motta Tavares natural de São João da Barra, RJ. Formou-se em Licenciatura em Geografia no CEFET - Campos além de cursos técnicos em Edificações, Turismo e Organização de Eventos. Nunca freqüentou nenhum curso de formação teatral. Aos 16 anos de idade funda seu primeiro grupo: “Sarapantar” com a peça “Identifique-se” de própria autoria. No ano de 2003 participa da idealização do Grupo Teatral “Nós na Rua”, um movimento político-cultural que visava o desenvolvimento cultural da cidade. Desenvolveu diversos trabalhos de criação e de gestão cultural junto ao grupo em parceria com o poder municipal, entre eles “Salomé”, “O Reisado das Pastorinhas”, Festival de Teatro, Festival de Esquetes, Festival de Inverno, diversas peças da saudosa Maria Clara Machado, além de participar da reabertura do Cine

Na área de criação junto ao Grupo “Nós na Rua”, tem como foco o trabalho de Diretor de Eventos, já tendo participado também como ator, assistência de direção, direção, iluminação e produção de alguns espetáculos.

Paralelamente aos trabalhos do grupo, ministrou oficinas de teatro para crianças e adultos no Curso Técnico em Ator, uma parceria do SENAC e Prefeitura de São João da Barra, governo Carla Machado, e atualmente está no cargo de Diretor de Eventos do prédio municipal: Cine Teatro São João.

O interesse pelo campo teatral surgiu desde sua infância, quando assistia montagens no antigo Cine Teatro São João, uma questão de tempo para aflorar a arte "visceral" que encontra-se naturalmente em cada sanjoanense.
http://silvanomotta.blogspot.com/

BMS - como é fazer teatro em são joão da barra? Quais os principais obstáculos? E qual a principal motivação para que ele aconteça?

Desenvolver qualquer manifestação cultural hoje, em qualquer lugar que seja, é realmente muito trabalhoso. Envolve pessoas, equipes de trabalho, serviços prestados e a maior dor de cabeça: captação de recursos. Desde que arte é arte, a sua valorização e reconhecimento para uma abrangência e facilidades para recursos financeiros tem caminhado a passos lentos, porém, tem caminhado.

Uma produção envolve muitos gastos e nem sempre o retorno é completo. Em são João da Barra, podemos dizer que somos privilegiados por contar com o apoio da prefeitura da cidade e principalmente com um público cativo e consciente da necessidade de manifestações que possam exaltar a cultura.

Contudo, o comércio, em geral, ainda não despertou que investir em cultura é investir no próprio produto. Muitos empresários dão apoios culturais, porém restringe-se apenas à shows de artistas de renome e bailes funks, esquecendo que muitas vezes que cultura é mais, é muito mais. O que nunca faz nos esquivarmos nessa longa jornada é o carinho prestado às nossas atividades e a necessidade que a platéia, o público em geral, sente de ter um contato direto com o cinema, música e o teatro.

Fazer arte não é fácil, muitas vezes sem retorno financeiro, como esperado, porém existe a realização profissional em cada artista, em cada promoter em saber que “está fazendo algo para construir um mundo melhor”. Fazer arte é dedicação ao próximo.

BMS - Fale um pouco da história do Nós na Rua, quando nasceu, e os principais objetivos

Em São João da Barra, no extremo norte do estado, um grupo de afccionados por teatro resolveu, há sete anos, se unir e lutar contra a falta de um espaço adequado para artes cênicas, criando o Grupo teatral “Nós na Rua” que passou a encenar textos infantis de Maria Clara Machado. O Grupo “Nós na Rua” surgiu em 10 de janeiro de 2003 tendo como princípio promover uma política cultural, levando toda espécie de movimento artístico (peças teatrais, desfiles, estátuas vivas...) às ruas e promovendo integração de jovens da cidade de São João da Barra através da re-educação cultural.

Desde então a cidade tem assistido, em suas ruas e praças, diversas peças e movimentos culturais, que aproveitam as fachadas históricas das casas ou jardins públicos como cenário, atraindo moradores e turistas que se encantam com a arte cênica local.

Reconhecido como utilidade pública pela Prefeitura Municipal de São João da Barra em Setembro de 2004, tornando-se assim uma entidade maior, Associação Cultural Teatral “Nós na Rua”. Apesar da re-abertura do Cine Teatro São João em 2006, o grupo Nós na Rua vem mantendo os espetáculos de rua, afim de prosseguirem na difusão do teatro amador.

Nosso objetivo maior, dentre os sete anos de existência, é de dinamizar a Cultura através de resgate, reflexão, desenvolvimento e difusão de ações em São João da Barra, através de apresentações ao ar livre, no Cine Teatro, e em outros ambientes. O grupo teatral “Nós na Rua” se apresenta ainda com dramatizações, realização de festivais e encontros teatrais, oficinas e workshops e participa de festivais teatrais em outros municípios representando a cidade, quando se faz necessário.

BMS - O que representa o Festival de Inverno de Cultura para São João?

Com o apoio total da Prefeitura de São João da Barra, e cada ano vem aumentando cada vez mais, a parceria com o Grupo Teatral “Nós na Rua”, vem dando ótimos resultados. Há sete anos estamos prosseguimento com a política de difusão da arte em São João da Barra, preparando sempre na última semana de férias de julho, o “Festival de Inverno de Cultura”, que conta com exibições de filmes, apresentações de dança e cantores locais, concertos musicais e apresentações de teatro. Nosso intuito tem sido, promover e difundir a arte em nossa cidade como forma de estimular nos sanjoanenses e naqueles que nos visitam o gosto pelo teatro e a cultura em geral.

Para tanto, temos realizado simultaneamente eventos que resgatem nossa arte e tragam novos atrativos para o calendário cultural da cidade. Nosso trabalho tem sido constante e não mediremos esforços para transformarmos nossa cidade num grande centro realizador de cultura popular. Nossa programação pode não ser de grandes estrelas, mas é feita com carinho e dedicação para todos que nos visitam neste mês de férias escolares. Estamos de braços abertos para recebê-los, adultos, crianças e esperamos poder agradá-los.

BMS - Qual o público alvo do evento? ou ele está focado na população como um todo?

O festival de inverno é aberto à todos. No início era muito singelo, apenas com 4 a 5 dias. Esse ano uma ousadia! Estendermos o festival em 08 dias e em dois locais diferentes (Cine Teatro e Palácio Cultural). Ainda fizemos convites aos artistas da cidade de Campos numa forma intercâmbio cultural com nossos vizinhos. Para o ano seguinte, por que não ser maior ainda?

Esperamos mais apresentações e mais convidados. Não só o Cine Teatro São João, mas todos os espaços culturais de São João da Barra estão abertos àqueles que contribuem para a cultura como um todo. A cultura não deve ser elitista, mas à alcance de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário