sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2011 espera a nossa mudança de atitude

Sylvio Muniz

A mulher no poder máximo Mesmo diante de tantos fatos marcantes neste ano de 2010 que se finda, destaco a eleição da primeira mulher para presidente do Brasil como um dos mais importantes e que traça um viés de esperança para uma administração menos viciada e apoiada por conspirações partidárias que visam, tão somente, atender os interesses pessoais de seus mentores e partícipes, abrindo, simultaneamente, a perspectiva de menos tolerância com a malversação do dinheiro público e da prática da corrupção.

O fato de ter sido reconhecida pelos seus algozes do regime militar, após interrogatório sob tortura, como "Austera manipuladora de grandes quantias da VAR-Palmares e uma das molas-mestras e cérebros dos esquemas revolucionários, tratando-se de pessoa de dotação intelectual bastante privilegiada e que jamais esmoreceu em sua luta contra o regime de então", qualifica Dilma Rousseff, ou Joana D’Arc, como os militares a denominaram, a receber o voto de confiança dos brasileiros na condução deste país.

Ela realmente não esmoreceu, nem diante do câncer que a acometeu, nem diante das pressões machistas da própria esquerda brasileira e dos interesses políticos contrários à sua liderança na pasta de Minas e Energia e, tampouco, na Casa Civil, onde ratificou a sua fama de ser exímia no trabalho em equipe.

Só com receita médica O ano de 2010 foi generoso com as regiões Norte e Noroeste Fluminense, pelo menos para aqueles de paciente expectativa. Sempre mantive, junto a minha equipe e redação, aqui no Mania de Saúde, uma cruzada contra a automedicação, pautando matérias voltadas para os males provocados pela automedicação, com sequelas irreversíveis e muitos casos de óbitos indecifráveis, na maioria das vezes, pelo desconhecimento dos médicos do uso de medicamentos tomados sem prescrição, ou pela mutação de bactérias resistentes, sem fármacos, ainda, no mercado, que as possa combater.

Este foi o caso da superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), disseminada em hospitais de Brasília, onde se estima que mais de 15 pessoas tenham morrido infectadas pela superbactéria, o que provocou a iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, de elaborar normas mais rígidas, exigindo receituário médico para venda de antibióticos, tendo o apoio imediato do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que declarou à época: "Infelizmente, no Brasil, nós temos o uso indiscriminado de antibióticos. O autoconsumo, o consumo irresponsável e a má prescrição levam a situações como esta".

Nossa região precisa aprender


A razão maior da esperança de ver uma economia dependente da ajuda social dos governos municipal, estadual e federal, sem o destaque atual, é olhar para o Porto do Açu e enxergá-lo com visão produtiva, progressista e, principalmente, profissional.

Não podemos descartar a possibilidade de uma construção que está consumindo mão de obra de mais de 50 mil trabalhadores, em uma região extremamente pobre de inserção profissional, embora com a Petrobrás aqui operando e as multinacionais que levitam em torno dela absorvendo mão de obra especializada, mesmo sendo à custa de contratos temporários de trabalho, mas que possibilitam a porta de entrada para um futuro promissor com o início da era pré sal de extração de petróleo.

O Porto do Açu é, sem dúvida, uma linha divisória em nossa história econômica. A grande possibilidade que jamais tivemos em nossa região de fortalecer a renda per capita e transformar vidas, que foram estimuladas ao atraso por falsas lideranças que sempre se alimentaram da ignorância do povo e de um dos menores índices de IDH do país, para saciarem a fome dos seus próprios interesses.

Quando falo em melhores salários, não estou me referindo a um reajuste salarial de 50 reais ao salário mínimo. Quero lembrar sobre a possibilidade de salários com piso mínimo de R$ 1.800,00, mais as regalias agregadas a cada função. E, para isto, é necessário que cada aluno busque, urgentemente, o conhecimento técnico das várias possibilidades oferecidas pelas grandes empresas que aqui irão se instalar. E as grandes empresas são grandes mesmo. Um exemplo? O grupo chinês Wuhan Iron and Steel (WISCO), cujo investimento no Porto do Açu é da ordem de 4 bilhões de dólares, o que irá gerar ali 20 mil empregos. Esta empresa tem 85 mil funcionários no exterior e é apenas uma das que irá se instalar em São João da Barra.

Não dá para se oferecer como profissional a um mercado exigente como este, com currículos amadores e recheados de erros primários da língua portuguesa, que farão até chineses se horrorizarem, como tenho visto na Internet.

Além daqueles que pretendem empregos, a mudança de atitude deve, imediatamente, começar a se operar no âmbito administrativo e operacional das micro e pequenas empresas da região.

Imagino que o pensamento provinciano voltado para briguinhas domésticas e pessoais, no âmbito das empresas no mercado interno, deve ser substituído pelo comportamento ousado e progressista mais abrangente e holístico, do ponto de vista mercadológico, pois esta minha visão se reflete nos exemplos de início de operacionalidade da Construtora Camargo Corrêa, que irá construir, em Campos dos Goytacazes, um conjunto de alto nível para consultórios e lojas; e da empresa americana Remax, a maior vendedora de imóveis do mundo, com mais de 100 mil corretores, e presente no Brasil com 106 franquias em 16 Estados.

A Remax inaugurou a sua sede em Campos dos Goytacazes, no dia 15 de Dezembro de 2010, e já opera em Macaé e Cabo Frio.

Repito: esta é a hora. Não dá para perder a passagem deste cavalo selado quando se está perdido em pleno deserto econômico e financeiro.

Este momento me remete a palavras do meu guru Joseph Zeitune, judeu americano, que ama profundamente o Brasil, um dos maiores executivos que conheci no país, na área da mídia, e com quem tive o prazer de trabalhar em São Paulo, na década de 70:

"Sylvio, se um dia, tiveres uma empresa, não importa que ela tenha apenas 5 funcionários, administre-a com o mesmo comprometimento e responsabilidade, como se ela tivesse 5 mil funcionários".

Boas Festas, saúde, paz e um 2011 repleto de grandes realizações, são os meus votos para todos os leitores, os meus amigos, os companheiros de trabalho e todos que confiam os seus investimentos em mídia no Mania de Saúde.

Sylvio Muniz é publicitário (05855-SP-1975), fundador, editor e proprietário do Jornal Mania de Saúde e Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil.



Para não sentir na pele, procure um dermatologista

O culto à beleza leva inúmeras pessoas atualmente a procurar "profissionais" de outras áreas, sem a formação necessária para atuar neste setor.

O dermatologista é o profissional dotado de conhecimentos técnicos para utilização de ações com eficácia comprovada e que podem evitar riscos à saúde ou danos irreversíveis.

No ano de 2005, a Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD) iniciou uma campanha visando conscientizar a população sobre a importância de optar por um dermatologista ao buscar tratamento para as alterações e doenças da pele, já que é o médico especializado em pele, cabelos e unhas, envolvendo também a área de hansenologia, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção do envelhecimento cutâneo (cosmiatria).

A SBD promove um processo contínuo de atualização científica para seus associados através de um programa de educação médica continuada, e os dermatologistas devem revalidar seu título de especialista a cada cinco anos. Os médicos dermatologistas associados à SBD são os capacitados para prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, realização de peelings, uso de preenchedores de sulcos e rugas, toxina botulínica (Botox), e uso do laser na dermatologia e estética.

Quando alguém tem motivação para investir na prevenção do envelhecimento da pele, não deve buscar uma análise superficial, apenas com abordagem estética, mas sim uma completa avaliação a fim de detectar possíveis lesões pré-cancer, ou cancerígenas, e prováveis riscos a longo prazo. E esta análise completa é conseguida satisfatoriamente com um dermatologista. Devemos lembrar sempre que pele não é um assunto superficial, mas sim complexo, já que este orgão reflete toda nossa dinâmica mental e metabólica, e inclusive doenças internas.

O mercado vem sendo invadido por pessoas que "praticam estética", realizando atos médicos sem o devido respaldo. É incrível como as pessoas são atraídas por este comércio de resultados ilusórios, e vários dermatologistas começam, então, a atender pacientes reclamando de ausência de resultados e de complicações (alergias, queimaduras, manchas difíceis de tratar) devidas a estes procedimentos. O dermatologista tem a experiência que falta em médicos de outras especialidades para uma boa indicação de tratamentos antienvelhecimento, o que previne o insucesso terapêutico.

Medicina estética e medicina antienvelhecimento não são especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, desta forma, médicos não podem anunciar estas "especialidades". Prevenir envelhecimento deve ser um objetivo de todo médico que tenha uma boa formação acadêmica e que veja o paciente como um todo. Uma forma comum de angariar clientela para quem não tem título de especialista em dermatologia é divulgar experiência em medicina estética e antienvelhecimento, confundindo a população com conceitos que são pertinentes a outras especialidades, como endocrinologia, geriatria, ortomolecular e cirurgia plástica, além da dermatologia.

Fica a dica: não procurar um dermatologista para prevenção do envelhecimento cutâneo e tratamento das desordens da pele, sejam estas inestéticas ou não, é o mesmo que escolher um cirurgião que não seja especialista em cirurgia plástica no momento de realizar um procedimento cirúrgico estético. Com a crise econômica constante em nosso país, devemos agir de maneira responsável evitando tratamentos mal indicados e complicações indesejáveis.

Dra Ana Maria Portal Pellegrini, Dra Ana Raquel Campinho, Dra Renata Salomão, Dra Roberta Cesário e Dra Suzana Cunha


Dra. Ana Maria Pellegrini
Dermatologista e responsável técnica pela PELLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário