terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Para tranquilizar a mulher



Quase toda mulher conhece alguém que tem um mioma. Este problema, que acomete 50% das mulheres em idade fértil, ao longo de suas vidas, traz ainda muitas dúvidas e curiosidades. Pesquisas científicas apontam que aproximadamente 20% das mulheres, entre 20 e 30 anos, 30%, entre 30 e 40 anos e 40%, entre 40 e 50 anos apresentam esse tipo de tumor, no mundo. Por isso, nesta edição, o jornal Mania de Saúde ouviu o médico ginecologista, Dr. Abdalla Dib Chacur, que abordou os principais aspectos deste problema. Confira!

Jornal Mania de Saúde: O que são miomas?

São tumores benignos da musculatura que compõe a parede do útero. Formam nódulos que podem assumir tamanho variado e localização diversa na estrutura uterina.

Jornal Mania de Saúde: Esse problema é o principal responsável pela infertilidade?

Existem vários fatores envolvidos na infertilidade feminina. O mioma é uma das causas. Entretanto tem sido cada vez mais frequente encontrarmos miomas como responsáveis pela infertilidade de uma mulher. Isto ocorre porque atualmente opta-se por gestação em uma idade mais avançada, coincidindo com a fase da vida em que a incidência destes tumores é maior.

Jornal Mania de Saúde: Para um possível surgimento deste problema, existe algum grupo de risco, como por exemplo, faixa etária e histórico familiar?

A incidência aumenta com a idade, sendo a quinta década de vida a faixa etária de maior frequência. A existência de miomas em consanguíneas, especialmente mãe e irmã, é um fator de risco importante, já que há evidente implicação genética na gênese dos miomas.

Jornal Mania de Saúde: Em que consiste o tratamento?

O tratamento irá variar na dependência de sintomas, da idade da mulher, do desejo de gestar, da quantidade e tamanho dos nódulos, além da localização dos mesmos na matriz uterina. Quando há grandes e numerosos miomas, e a mulher possui prole já constituída, normalmente procede-se a retirada de todo o útero, preservando-se os ovários. Por outro lado, naqueles casos em que há desejo de gestar, deve-se realizar a extirpação apenas dos miomas. Podem, conforme a localização, ser retirados por meio da abertura da parede abdominal (como nas cesarianas), via laparoscopia (endoscopia através de uma pequena incisão abaixo do umbigo) ou pela histeroscopia (endoscopia intra-uterina). Esta última técnica assume especial importância, porque permite remover exatamente aqueles miomas que, usualmente, determinam os maiores prejuízos à fertilidade feminina.

Jornal Mania de Saúde: Espaço destinado a informações complementares caso o senhor deseje acrescentar.

A identificação de pequenos miomas pela ultrassonografia transvaginal é comum e, normalmente, não significa necessidade de se instituir um tratamento. Nestes casos, faz-se o acompanhamento periódico e criterioso. Entretanto, havendo alterações do ciclo menstrual, associadas ou não à dificuldade em gestar, deve-se procurar especialista habilitado e com experiência na área, tanto para a consulta, quanto para a realização dos exames que se fizerem necessários. O atendimento capacitado torna-se ainda mais importante na eventualidade de uma cirurgia que vise à preservação da fertilidade da mulher.

Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário