terça-feira, 21 de dezembro de 2010

De olho no teste do olhinho




Ao abrirem seus olhos para o mundo, os recém-nascidos se deparam, primeiramente, com o olhar puramente emocionado dos pais. Mas, para a medicina, é importante que a criança se depare, também, com o importante teste do olhinho, para que os pais fiquem, literalmente, de olho na saúde ocular do bebê.

Junto com o teste do pezinho e o da orelhinha, o teste do olhinho já é prática rotineira na vida de todas as mães, que sabem a importância de examinar a saúde dos pequenos desde cedo, como afirma Ingrid Melo Monteiro, mãe da pequena Alice Melo Monteiro Gomes, de apenas um mês.


"Tive conhecimento do teste do olhinho na maternidade. Até então, eu não sabia dessa prática, exceto o teste do pezinho. Mas agora me informei e acho importantíssimo que seja feito", disse Ingrid, enquanto observava o teste sendo realizado em Alice, que recebia o olhar atento do pai, o poeta Artur Gomes.

O médico oftalmologista Dr. Henrique Amorim, que atendeu a pequena Alice, explicou ao Mania de Saúde a importância do teste do olhinho. "O teste, hoje, está sendo obrigatório nas maternidades. É um exame de suma importância no diagnóstico de doenças oculares, para o recém-nascido, e que é simples e fácil de fazer", conta o especialista. "Com o exame, podemos detectar doenças relacionadas à retina, como a retinopatia da prematuridade, além de doenças relacionadas ao cristalino, como a catarata congênita", complementou.

Dr. Henrique explica ainda que é necessário um acompanhamento semestral depois do teste do olhinho, para melhor segurança no desenvolvimento do bebê. Ele detalhou como é feito o procedimento. "O exame é realizado com o oftalmoscópio e permite observar a transparência dos meios oculares, constatando a presença, ou não, do reflexo vermelho no fundo do olho", observou o oftalmologista, lembrando que o teste leva poucos segundos para ser realizado.

Assim como no caso da pequena Alice, é importante que as futuras mães se atentem ao teste do olhinho, sabendo que, junto com todos os outros exames de praxe, a prevenção é sempre o melhor remédio.

Redação
maniadesaude@jornalmaniadesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário