terça-feira, 23 de agosto de 2011

Faseolamina: nova aliada da dieta





Se você achava que o feijão era capaz apenas de deixá-la mais nutrida, vai adorar a novidade. O grão, presente em dez de cada dez pratos do brasileiro, também pode ser um eficiente inibidor do acúmulo de gordura. E não se trata da conhecida dieta à base do caldo do feijão. De nome científico Phaseolus vulgaris L., a faseolamina é uma glicoproteína extraída do extrato do grão do feijão branco que pode ajudar quem deseja perder peso. O Bolsa de Mulher explica como esse composto fitoterápico auxilia no emagrecimento.

O extrato do feijão age como um inibidor na absorção de amido, dos açúcares e dos carboidratos, que são facilmente armazenados nas reservas energéticas do organismo, dando origem às indesejáveis gordurinhas. “O carboidrato fornece calorias e todo excesso delas é armazenado sob a forma de gordura no tecido adiposo”, explica Renata Pombo, nutricionista da clínica Club Corpus. A faseolamina, segundo ela, age como um inibidor da enzima pancreática, chamada de alfa-amilase. “Ela é a responsável pela digestão com posterior absorção de carboidratos pelo intestino”, complementa.


LEIA: DIETA DO CHOCOLATE
Ao ingerirmos alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata, arroz e massas, inicia-se o processo de metabolização através das enzimas. São elas que vão reconhecer o nutriente e armazená-lo no corpo. Se nosso gasto calórico estiver em dia, o nutriente será consumido. Caso contrário, será armazenado na forma de gordura como reservas calóricas do organismo.

Membro do Conselho Brasileiro de Fitoterapia, Mariana Corrêa costuma parafrasear o químico francês Antoine Lavoisier, autor da famosa sentença “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, para deixar clara a ideia. “No nosso corpo, nada se perde, tudo se armazena”. Ela continua: “A faseolamina bloqueia a ação desta enzima e diminui substancialmente a absorção de carboidratos. Com a redução da quantidade de carboidratos no sangue, ocorre também uma menor liberação de insulina, hormônio que estimula o armazenamento de gordura no tecido adiposo”, detalha a nutricionista da Club Corpus.

É importante saber que a faseolamina sozinha não faz milagres. Ela é uma poderosa aliada contra o acúmulo de tecido adiposo, porém, as gorduras já instaladas no organismo, não estão sob o efeito do fitoterápico. “Ela não vai queimar a gordura armazenada, apenas inibirá a absorção do que está sendo consumido. Para emagrecer, é necessário reeducar-se à mesa e realizar bastante atividade física. Afinal, a glicoproteína é um acelerador da perda de peso, que deve estar prevista num programa de reeducação alimentar individualizado, com acompanhamento de um nutricionista”, ensina a fitoterapeuta da Conbrafito.


TESTE: QUE DIETA COMBINA COM VOCÊ?
A vantagem do medicamento é o fato de ele ser um extrato natural, o que diminui as chances de efeito colateral. “O extrato é composto de várias substâncias químicas em pequenas doses. As probabilidades tóxicas são muito pequenas. Ele não possui uma
substância química em grande quantidade e, sim, uma série em pequenas quantidades. O que funciona é o conjunto”, explica Renata Pombo, lembrando que o tratamento é útil para diabéticos.

Mas não pense que pães, batata, trigo e arroz estão completamente liberados na dieta. “A faseolamina diminui a absorção, mas não a bloqueia completamente”, ressalta a nutricionista do Club Corpus. Ela explica que, ao se consumir grandes quantidades de amido simples ou não integral, a taxa de glicose no sangue cresce, o que se transforma em excesso de gordura.


LEIA: DIETAS DAS CELEBRIDADES
“Nosso organismo precisa de carboidratos como fonte de energia. Para emagrecer com saúde, é importante diminuir a taxa de carboidratos de maneira gradual para, assim, queimar a reserva”, ensina Corrêa.


O alerta vai para as grávidas e para quem sofre de hipoglicemia. O uso do fitoterápico sem orientação pode causar distúrbios gastrointestinais. “Isso vai depender da tolerância de cada indivíduo. Já as grávidas não podem ingerir por conta própria. A prescrição de um nutricionista, após uma avaliação, é imprescindível”, adverte a especialista da Club Corpus.

LEIA TAMBÉM:
- Dieta para workaholic - Com trabalho estressante, como manter a alimentação em dia?
- Maníacas por dieta - Uma em cada cinco mulheres começa uma dieta todo mês
- Dieta do casal - Cardápio completo para você e para ele seguirem e perderem peso juntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário